REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA O ENSINO SUPERIOR

Visualizações: 262

Authors

  • Andressa Abreu da Silva
  • Manuela Ciconetto Bernardi

Keywords:

Formação Docente; Ensino Superior; Educação.

Abstract

O presente trabalho tem como temática principal a formação de docentes para o Ensino Superior, sendo seu objetivo a discussão e promoção de reflexões sobre a temática. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa de cunho teórico.O estudo se apoia no documento produzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira para o Censo de 2018, além dos autores Almeida e Pimenta (2014), Charlot (2012), Nóvoa (2017) e Veiga (2006). Constatou-se que existem lacunas na preparação de docentes para o Ensino Superior, sendo que atualmente os Programas de Pós-Graduação precisariam enfatizar questões práticas do cotidiano docente, mudanças que também compreenderiam a legislação vigente, e as formações continuadas, e apesar da situação atual, pontou-se alguns meios para que estas sejam efetivadas. Por fim, destacou-se que a temática é relevante e deve ser discutida constantemente para que a formação de docentes para o Ensino Superior seja aprimorada.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALMEIDA, Maria Isabel de; PIMENTA, Selma Garrido. Pedagogia universitária: Valorizando o ensino e a docência na universidade. Rev. Port. de Educação, Braga , v. 27, n. 2, p. 7-31, jun. 2014 . Disponível em:http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872014000200002&lng=pt&nrm=iso . Acesso em: 31 mar. 2020.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2018: notas estatísticas. Brasília, 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2019/censo_da_educacao_superior_2018-notas_estatisticas.pdf. Acesso em: 07 maio 2020.

CHARLOT, Bernad (2012). A mobilização no exercício da profissão docente. Revista Contemporânea de Educação, v. 7 n. 13, p. 10-26, jul. 2012. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/1655/1504. Acesso em: 06 maio 2020.

NOVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cad. Pesqui., São Paulo , v. 47, n. 166, p. 1106-1133, Dec. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742017000401106&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 abr. 2020.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Docência Universitária na Educação Superior. In: RISTOFF, Dilvo; SEVEGNANI, Palmira. Docência na educação superior. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. (Coleção Educação Superior em Debate ; v. 5) Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/489018/Doc%C3%AAncia+na+Educa%C3%A7%C3%A3o+Superior/997400de-a6c1-4aa7-a06c-b586dc4d6412?version=1.1. Acesso em:

Published

2021-09-03

How to Cite

Abreu da Silva , A. ., & Ciconetto Bernardi, M. . (2021). REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA O ENSINO SUPERIOR. Interdisciplinary Studies Journal, 3(3), 107–117. Retrieved from https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/200

Similar Articles

<< < 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.