EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA
IMPACTOS E METODOLOGIAS DE ENSINO NA ESCOLA DO NATILA BARRIGA
Visualizações: 246DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1558Keywords:
Educação do Campo, Metodologias de Ensino, Pandemia da Covid-19Abstract
A pandemia da Covid-19 trouxe desafios significativos para a educação, especialmente para a Educação do Campo, onde as condições de acesso à internet e à tecnologia podem ser mais limitadas. Este artigo tem como objetivo investigar o desenvolvimento das metodologias de ensino no contexto da pandemia da Covid-19 na escola do campo, para isso, escolheu-se como lócus a escola Donatila Barriga, no município de Colares-PA. Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa com abordagem qualitativa, realizada por meio da pesquisa de campo. Os instrumentos para a coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas, que possibilitaram a análise das falas dos sujeitos entrevistados. Os resultados da pesquisa mostram as metodologias utilizadas pelos professores da Educação do Campo no período pandêmico e evidenciam que, durante este período, os professores enfrentaram dificuldades de acesso à tecnologia, desgaste psicológico e a negligência do poder público.
Downloads
References
BRASIL. Resolução CNE/CEB/2/2008 - Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. MEC: Brasília - DF, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CALDART, R. S. Por uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In: CALDART, R. S. Educação do Campo: identidade e políticas públicas. Articulação Nacional Por uma Educação do Campo, nº 4, Brasília, 2002.
FELICIANO, V. S.; KACZAN, M. A. V. L. Educação do campo no contexto da pandemia da covid-19: ensino remoto emergencial (ere) enquanto estratégia de ensino. VII CONEDU, Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/80768>. Acesso em: 08 mar. 2023.
GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE - Revista de Administracao de Empresas , [S. l.], v. 35, n. 2, p. 57–63, 1995. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/38183. Acesso em: 8 jul. 2023.
GONÇALVES, E. M. R.; BRITTO, A. L. F. M. Ensino remoto na Educação Infantil em tempos de pandemia: reflexões acerca das novas formas de ensinar. Revista Práxis, v. 12, n. 1, 2020. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/3505/2702. Acesso em: 20 fev. 2023.
HAGE, S. A. M.; CORRÊA, S. R. M. Educação Popular e Educação do Campo na Amazônia: análise a partir dos movimentos sociais. Revista Trabalho, Política e Sociedade, vol. IV, nº.7, p.123-142, jul./dez. 2019. Disponível em: http://costalima.ufrrj.br/index.php/RTPS/issue/view/107/rtps-completo. Acesso em: 19 fev. 2023.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo 2022: População e Domicílios. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pa/colares.html. Acesso em: 08 jun. 2023.
MENDES, M. P. de L.; CERQUEIRA, I. L. As práticas pedagógicas para o ensino de ciências na educação do campo: uma revisão de literatura. Educ. Form., [S. l.], v. 9, p. e12096, 2024. DOI: 10.25053/redufor.v9.e12096. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12096. Acesso em: 20 fev. 2024.
PROFESSOR A. Entrevista sobre as metodologias aplicadas na escola Donatila Barriga durante a pandemia da COVID-19. [Entrevista concedida a Maiane Santos e Luiz Saraiva]. Colares, 03 abr. 2023.
PROFESSORA B. Entrevista sobre as metodologias aplicadas na escola Donatila Barriga durante a pandemia da COVID-19. [Entrevista concedida a Maiane Santos e Luiz Saraiva]. Colares, 03 abr. 2023.
PROFESSORA C. Entrevista sobre as metodologias aplicadas na escola Donatila Barriga durante a pandemia da COVID-19. [Entrevista concedida a Maiane Santos e Luiz Saraiva]. Colares, 04 abr. 2023.
PROFESSORA D. Entrevista sobre as metodologias aplicadas na escola Donatila Barriga durante a pandemia da COVID-19. [Entrevista concedida a Maiane Santos e Luiz Saraiva]. Colares, 04 abr. 2023.
SOARES, Luciana Ribeiro. EXPERIÊNCIA DOCENTE COM O ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO NO CAMPO. Revista de Estudos Interdisciplinares , [S. l.], v. 4, n. 6, p. 62–72, 2023. Disponível em: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/332. Acesso em: 17 jul. 2023.
SAVIANI, D. Crise estrutural, conjuntura nacional, coronavírus e educação -o desmonte da educação nacional. Revista Exitus, Santarém, v. 10, p. 1-25, e020063, 2020. Disponível em:http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1463/858. Acesso em: 12 fev.2024.
SILVA, M. S. P.; CUNHA, A. L. M.; SANTOS, T. A. Educação básica nas escolas do campo no contexto da pandemia: ensino remoto para quem. Revista @mbienteeducação, v. 14, n. 2, São Paulo, 2021. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/1131/833. Acesso em: 19 fev. 2023.
SILVA, M. Q. da; FUMES, N. de L. F. Precarização do ensino na pandemia da Covid-19: impactos na inclusão do universitário com deficiência visual. Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e8658, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e8658. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8658. Acesso em: 20 mar. 2023.
VIEIRA, Luís. A FRAGILIDADE DOS DIREITOS HUMANOS EM EDUCAÇÃO: REFLEXOS DA PANDEMIA. Revista de Estudos Interdisciplinares , [S. l.], v. 4, n. 6, p. 02–13, 2023. Disponível em: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/443. Acesso em: 17 jul. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Interdisciplinary Studies Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.