POLÍTICAS PÚBLICAS E O PAPEL DO ESTADO: O MERCADO PÚBLICO ITAQUIENSE
Visualizações: 344Keywords:
Política Pública; Estrutura Socioeconômica; Restauro; Patrimônio; Atores; Identidade; Pertencimento; Estado.Abstract
O presente artigo objetiva a análise bibliográfica dos modelos de políticas públicas e estruturações do papel do Estado, em sociedades fronteiriças, especificamente do Rio Grande do Sul, e pressupõe uma rede de interações que merecem destaque ao passo em que a formação do pensamento começa a tomar forma. Em um primeiro momento, é necessário realizar uma conceituação sobre o que é política pública, quais seus objetivos e características e, assim, determinar onde ela exige uma maior atenção no que se refere a sua efetivação por parte dos atores que detém o papel de formulá-la e implementá-la. Entender o contexto socioeconômico e histórico do local onde se pretende implantar a política pública é um passo bastante decisivo na organização do trabalho, enumerando conceitos socioeconômicos, históricos, culturais e de que maneira esta política poderá incrementar estas estruturas a fim de efetivar o mecanismo de elevação da qualidade do local onde visa fazer parte. É importante
salientar os atores que fazem parte deste processo, entender os jogos de interesse que permeiam a elaboração de uma política pública, como estes atores atuam em suas zonas de influência e podem trazer efeitos positivos e negativos na estruturação do programa a ser concretizado. Determinar o papel do Estado na organização das políticas de emancipação integram a corrente de pensamento que deve-se primar enquanto organização destas políticas. Para tanto, ater-se a modelos pré-existentes entre as teorias de fundamentação das concepções de Estado conhecidas estão totalmente em acordo com o proposto nesta análise. Por fim, eleger os modelos de análise e elencar seus autores, para fundamentar o trabalho no que tange ao processo de teorização do alvo da política com o que as referências trazem enquanto metodologias de aplicabilidade, visando uma maior assertividade ao processo decisório sobre a política a ser implantada.
Downloads
References
ARRETCHE, Marta. Federalismo e políticas sociais no Brasil: problemas de coordenação e autonomia. São Paulo em Perspectiva (Impresso), São Paulo, v. 18, 2004.
ARRETCHE, Marta. Quem taxa e quem gasta: a barganha federativa na federação brasileira. Revista de Sociologia e Política (UFPR. Impresso), Curitiba, p. 69-85, 2005.
BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF.
DIAS, Reinaldo. Políticas Públicas: princípios, propósitos e processos/ Reinaldo Dias, Fernanda Matos. - São Paulo: Atlas, 2012.
DUARTE, Fábio. Planejamento Urbano/ Fábio Duarte. – 2 ed. rev., atualizada e ampliadaCuritiba: Ibpex, 20011.
DURKHEIM, E. Lições de Sociologia. São Paulo; Martins Fontes: 2002.
FONSECA, Maria Cecília Londres. O patrimônio em processo: trajetória da política federal de preservação no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ/Minc-Iphan, 2005, 295p.
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Ressonância, Materialidade e Subjetividade: as culturas como patrimônios. Horizontes Antropológicos (versão on-line). Porto Alegre, v.11, n. 23, jan/jun, 2005.
GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado. História, Memória e Patrimônio, Rio de Janeiro: CIA das Letras 2008.
HARTOG, François. VARIA HISTORIA, Belo Horizonte, vol. 22, nº 36: p.261-273, Jul/Dez 2006
MATIAS- Pereira, José. Manual de Gestão Pública Contemporânea. – 3 ed. São Paulo:Atlas,2010.
NOGUEIRA, Antonio Gilberto R. O campo do patrimônio cultural e a história: Itinerários conceituais e políticas de preservação. – ANTÍTESES, v. 7, n. 14, Londrina: Paraná, p. 45- 67, jul. – dez. 2014.
NORA, Pierre, Entre memória e história: A problemática dos lugares, Projeto História: História e Cultura, São Paulo, n. 10, 1993.
OLIVEIRA, Lúcia Lippi. Cultura e Patrimônio: Um guia. Rio de Janeiro: Ed. Da FGV, 2008.
RUA, Maria das Graças. Políticas Públicas- Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC; Brasília: CAPES: UAB, 2009.
SECCHI, Leonardo. Análise de políticas públicas: diagnóstico de problemas, recomendação de soluções. São Paulo: Cengage Learning, 2016. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.>Acesso em: 12 ago. 2019. Disponível em
<https://wp.ufpel.edu.br/ppgmp/files/2016/11/Pol%C3%ADticas-P%C3%BAblicas-doPatrim%C3%B4nio-Cultural.pdf > acesso em: 10 ago. 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.