ESTUDANTES MIGRANTES INTERNACIONAIS
UMA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO BÁSICO BRASILEIRO
Visualizações: 315DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1332Keywords:
Migrações Internacionais, Escola, EducaçãoAbstract
Este artigo é um recorte de pesquisa de doutorado desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdu/UFMS). Trata-se de uma investigação qualitativa, que tem por objetivo apresentar as condições de acesso e permanência de estudantes migrantes internacionais ao ensino básico no Brasil. Para isso, apresenta dados sobre a expansão dos fluxos migratórios recentes, bem como sobre o público estudante que se encontra nessa condição. Apresenta, ainda, dispositivos legais relativos à entrada e permanência de pessoas em situação de imigração no país, bem como aquelas que se voltam especificamente ao acesso à educação. Isso posto, analisa as questões em pauta pela perspectiva dos estudos foucaultianos, especialmente na noção de poder disciplinar e suas implicações nas políticas educacionais em contexto migratório ou mesmo na ausência delas e possíveis efeitos na permanência desses estudantes nas instituições de ensino. Espera-se com os resultados da pesquisa ampliar as discussões sobre os dispositivos de poder que atuam nas políticas educacionais instaurando incongruências entre as condições de acesso e a qualidade da permanência desses estudantes nas instituições escolares.
Downloads
References
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
BRASIL. Lei n. 13.445, de 24 de maio de 2017. Institui a Lei de Migração. Diário Oficial da União, Brasília, 25 de maio de 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13445.htm. Acesso em: 26 fev. 2023.
BRASIL. Constituição Federal. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Publicada no Diário Oficial da União, Brasília, 5 out. 1988. Disponível em: Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 26 jun. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). PESQUISAS ESTATÍSTICAS E INDICADORES EDUCACIONAIS, 2023. Brasília, DF: Inep, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/censo_escolar/resultados/2021/apresentacao_coletiva.pdf. Acesso em: 28 fev. 2024.
CAVALCANTI, L; OLIVEIRA, T.; SILVA, S. L. Relatório Anual OBMigra 2023 - OBMigra 10 anos: Pesquisa, Dados e Contribuições para Políticas.Série Migrações. Observatório das Migrações Internacionais; Ministério da Justiça e Segurança Pública. Conselho Nacional de Imigração e Coordenação Geral de Imigração Laboral. Brasília, DF: OBMigra, 2023. Disponível em: https://portaldeimigracao.mj.gov.br/pt/dados/relatorios-a
Acesso em: 27 fev. 2024.
FABIANO, Maria Lúcia Alves. O processo de integração social da criança e adolescente imigrante na escola pública. 2020. Tese (Doutorado em Ciências Sociais). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: o nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes,1987.
NEVES, Amélia de Oliveira. Política Linguística de acolhimento a crianças imigrantes no ensino fundamental brasileiro: Um estudo de caso. Tese (Doutorado em Linguística). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.
NOGUEIRA, David Juglierme Alves. Exclusão-inclusão de Migrantes bolivianos em contextos educacionais. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2022.
OSÓRIO, Antônio Carlos do Nascimento. O estranho medo da inclusão. Revista Educação, v. 32, n. 02, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/674. Acesso em 10 jun. 2023.
RESOLUÇÃO Nº 1, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2020. Resolução CNE/CEB 1/2020. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de novembro de 2020, Seção 1, p. 61. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1mwAwDjU2eYWDrU2uVe3Aws5Z2Cr6EN8AuMGFThmsqi4/edit#.
SILVA, Lucas Rech da. Bitita (re)existe: construindo uma educação intercultural, Crítica e inclusiva. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Interdisciplinary Studies Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.