JORNAL INTERDISCIPLINAR EM C&T: UMA PROPOSTA PARA O LETRAMENTO ACADÊMICO-CIENTÍFICO

Visualizações: 153

Authors

  • Rafael dos Santos Lima
  • Graciéle Pereira Souza
  • Nathálie Debus Borges
  • Cristina dos Santos Lovato

Keywords:

Letramento acadêmico-científico; Interdisciplinariedade; Ensino; Metodologias ativas.

Abstract

O Jornal Interdisciplinar em C&T é um projeto de ensino desenvolvido no âmbito do Grupo CNPq de Pesquisa e Extensão Cultura, Linguagem, Sociedade e Educação. As ações de ensino propostas nesse projeto têm como eixo orientador a potencialidade de introduzir os discentes do campus da UNIPAMPA, em Itaqui-RS, na cultura científica, com o intuito de que eles assimilem as práticas de letramento – leitura e escrita – valorizadas nas disciplinas e áreas temáticas da universidade. Estudos prévios destacam que o desconhecimento dos usos especializados da linguagem, como aqueles que ocorrem na universidade, pode levar os estudantes a se sentirem distantes, inicialmente, de propostas de leitura e produção textual sugeridas pelos professores, gerando, em muitos casos, a evasão e a retenção de alunos na Educação superior. O público-alvo do jornal compreende desde a comunidade interna do campus até a comunidade externa. Quanto à comunidade interna, o objetivo principal é inserir e familiarizar os estudantes com a cultura científica por meio da leitura e da escrita de textos de divulgação da ciência, e, em relação à comunidade externa, o propósito é informar à sociedade sobre o papel do campus para o desenvolvimento e o crescimento da região tanto em termos econômicos quanto sociais e humanos, fornecendo conhecimento sobre as tecnologias material, imaterial e humana – mão de obra capacitada para atuar na cidade – que a universidade oferece.
Á vista disso, o presente trabalho relata as experiências de ensino e aprendizagem que perpassam a produção e a divulgação do Jornal Interdisciplinar em C&T produzido e organizado por um grupo de discentes do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da UNIPAMPA, no campus de Itaqui, sob orientação de docentes, técnicos e alunos de pós-graduação dos campi de Itaqui, Jaguarão e São Borja.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Não há.

Published

2021-07-14

How to Cite

dos Santos Lima, R. ., Pereira Souza, G., Debus Borges, N. ., & dos Santos Lovato, C. (2021). JORNAL INTERDISCIPLINAR EM C&T: UMA PROPOSTA PARA O LETRAMENTO ACADÊMICO-CIENTÍFICO. Interdisciplinary Studies Journal, 2(5). Retrieved from https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/112

Issue

Section

RESUMOS I SEMINÁRIO ON-LINE DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES

Similar Articles

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.