UMA SOCIEDADE ANALISADA A PARTIR DE SUAS INTERCONEXÕES SOCIOCULTURAIS E SIMBÓLICAS: A PEDRA E A CAL COMO OBJETO DE PESQUISA HISTÓRICA
Visualizações: 187Keywords:
História de Pernambuco, Bens Culturais, Arquitetura Colonial, Lugares de Memória.Abstract
Este artigo objetiva estabelecer algumas considerações acerca do patrimônio histórico-cultural da antiga Freguesia de São Miguel do Ipojuca, atual município de Ipojuca, em Pernambuco. Busca construir um diálogo entre as considerações teóricas de Pierre Bourdieu e Michel Foucault a respeito das possíveis representações simbólicas e de poder que esses bens endossam numa dada sociedade. Este é resultante de projeto de pesquisa que trata dos bens culturais edificados do atual município de Ipojuca, com recorte temporal entre os séculos XVII e XVIII. A região constituiu uma das primeiras áreas de colonização da antiga Capitania de
Pernambuco, onde no século XVI, viajantes e exploradores já faziam alusões em relatos e mapas ao Porto de Galinhas, Maracaípe e Ilha de Santo Aleixo, localidades hoje, pertencentes à Ipojuca. O artigo trás o levantamento de informações documentais de alguns engenhos e as características arquitetônicas dos bens culturais vinculados aos engenhos e a área urbana do município.
Downloads
References
ABREU, J. Capistrano de. Caminhos antigos e povoamento do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1988.
ANTONIL, André João. Cultura e Opulência do Brasil. 3ª ed. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1982, p. 76. (Reconquista do Brasil; nova série; v. 70).
ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas: Editora da Unicamp, 2011.
BAZIN, German. A Arquitetura Religiosa Barroca no Brasil. Tradução Glória Lúcia Nunes. Rio de Janeiro: Editora Record, 1956.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico/ Pierre Bourdieu; tradução. Fernando Tomaz. 11ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
BURKE, Peter. “A cultura material na obra de Gilberto Freyre”. In: FALCÃO, Joaquim; ARAÚJO, Rosa Maria Barboza de. [Orgs.]. O imperador das idéias. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho/Topbooks, 2001.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de Fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
Curso Formação de Mediadores de Educação para Patrimônio / vários autores; organizado por Raymundo Netto; coordenação de Cristina Rodrigues Holanda; ilustrado por Daniel Dias. - Fortaleza, CE: Fundação Demócrito Rocha, 2020.
DECRETO-LEI Nº 25, DE 30 DE NOVEMBRO DE 1937. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del0025.htm Acesso: em 19 de maio de 2020.
FERLINI, Vera. Terra, trabalho e poder: o mundo dos engenhos no Nordeste colonial. Bauru, SP: EDUSC, 2003.
FILHO; ECKERT; BELTRÃO (orgs.) Antropologia e Patrimônio Cultural. Diálogos e desafios contemporâneos. Nova Letra. Disponível em: http://livroaberto.ufpa.br/jspui/bitstream/prefix/442/1/CapitulodeLivro_EducacaoPatrimonialPerspectivas.pdf. Acesso em 13.05.2020.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro, Graal, 1999.
FREIRE, Cristina. Além dos mapas: os monumentos no imaginário urbano contemporâneo. São Paulo: SESC, Annablume, 1997.
FREYRE, Gilberto. Artigos de jornal. Recife: Edições Mozart, 1935.
GOMES, Geraldo. Engenho e Arquitetura. Recife: Fundação Gilberto Freyre, 1997.
GRISPUM, Denise. Educação para o Patrimônio. Museu de Arte e escola. Responsabilidade compartilhada na formação de públicos. Tese em Educação. São Paulo: USP, 2000.
HORTA, Maria de Lourdes P; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Q. Guia básico de educação patrimonial. Brasília: IPHAN, 1999.
HUNT, Lynn. A Nova História Cultural. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
LAGO, Pedro Corrêa ; LAGO, Bia Corrêa. (orgs.) Catálogo raisonné. In: Frans Post (1612-1680). Obra completa. Rio de Janeiro: Capivara, 2006.
MENEZES, José Luiz Mota. Casa-grande, Capela e Senzala. In: QUINTAS Fátima. Cana, Engenho e Açúcar. QUINTAS, Fátima (Org.). A civilização do açúcar. Recife: Sebrae; Fundação Gilberto Freyre, 2007.
MENESES, José Newton Coelho. Todo patrimônio é uma forma de história pública? In: Que História Pública queremos? Rio de Janeiro: Letra e Voz, 2018. (Versão Kindle).
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Tradução Yara Aun Khoury. In: Projeto História, São Paulo, n. 10, p. 21-23, dez. 1993.
PUNTONNI, Pedro. A Guerra dos Bárbaros: povos indígenas e a colonização do sertão nordeste do Brasil, 1650-1720. São Paulo: fapesp, 2002.
QUINTAS Fátima. Cana, Engenho e Açúcar. QUINTAS, Fátima (Org.). A civilização do açúcar. Recife: Sebrae; Fundação Gilberto Freyre, 2007.
SANTANA, Eduardo Augusto de. Levantamento do Patrimônio Histórico Arquitetônico do Município de Ipojuca – PE. Monografia (Licenciatura em História). UFRPE, Recife, 2010.
SILVA, Maria Beatriz Nizza da. Ser nobre na Colônia. São Paulo: Editora UNESP, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.