A GESTÃO DA SALA DE AULA POR EDUCADORES FÍSICOS E PEDAGOGOS ATUANTES NO ENSINO MUNICIPAL DE JACAREÍ

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Autores

  • Júlio César Melo de Moraes Secretaria Municipal de Educação de Jacareí |Secretaria Municipal de Educação de Santa Branca https://orcid.org/0000-0002-0696-9686
  • Myrian Abecassis Faber Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.978

Palavras-chave:

Gestão em sala de aula, Educação Física, Pedagogos, Formação inicial

Resumo

A gestão da sala de aula é fundamental nos cursos de licenciatura. Sob a perspectiva dos Educadores Físicos e dos regentes de sala da Rede Municipal de Educação de Jacareí, no estado de São Paulo, este estudo de caso de abordagem mista, exploratório e descritivo pesquisou 34 profissionais da Educação Física (26 experientes e 08 inexperientes) e 96 Pedagogos (85 experientes e 11 inexperientes), atuantes no Ensino Fundamental I, nas 29 escolas da Secretaria Municipal de Educação de Jacareí–SP. Dos 34 (24,1%) Educadores Físicos, 08 se consideram inexperientes, 02 pouco competentes, 01 muito competente e 05 parcialmente. Entre os 26 experientes, 05 julgam-se pouco competentes, 15 parcialmente, 05 muito e 01 extremamente. Entre os 96 (68,1%) pedagogos, 11 inexperientes, 03 julgam-se muito competentes, 05 parcialmente e 03, pouco. Dos 85 experientes, 03 extremamente competente, 20 muito, 49 parcialmente, 12 pouco e 01 totalmente incompetente. A formação inicial dos profissionais de ambas as áreas, atuantes em Jacareí- SP; foi deficitária; não proporcionou informações concretas e práticas sobre a gestão de sala de aula e gerenciamento dos alunos. Tanto os experientes, quanto os inexperientes de ambas as áreas estudadas não conseguem administrar adequadamente seus alunos em suas salas de aula.

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Biografia do Autor

Júlio César Melo de Moraes, Secretaria Municipal de Educação de Jacareí |Secretaria Municipal de Educação de Santa Branca

Mestre em Educação - Universidad de la Integración de las Américas – UNIDA - Py.

Myrian Abecassis Faber, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora em Biotecnologia - Universidade do Estado do Amazonas -UEA- AM.

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Publicado

2024-06-19

Como Citar

Moraes, J. C. M. de, & Faber, M. A. (2024). A GESTÃO DA SALA DE AULA POR EDUCADORES FÍSICOS E PEDAGOGOS ATUANTES NO ENSINO MUNICIPAL DE JACAREÍ. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(2), 01–12. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.978

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

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