METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO ESTUDANTE

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.936

Palavras-chave:

EPT, Educação, Profissional, Metodologias Ativas

Resumo

O objetivo deste artigo é destacar a importância das metodologias ativas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Inicia-se com uma análise da situação atual da EPT, ressaltando a necessidade de superar a dualidade histórica entre formação técnica e desenvolvimento integral do educando. Em seguida, explora-se a relevância das metodologias ativas, que proporcionam aos estudantes um papel ativo na construção do conhecimento, promovendo o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais. O texto também aborda como essas abordagens pedagógicas beneficiam tanto os estudantes quanto os professores, aprimorando a prática docente e preparando os alunos para as demandas do mercado de trabalho e da sociedade contemporânea. Assim, este artigo enfatiza a necessidade de uma mudança de paradigma na EPT, reconhecendo as metodologias ativas como um meio eficaz de transformação educacional.

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Biografia do Autor

Graziela Martins Jordao, Universidade Regional de Blumenau

Mestranda em Educação (2023) pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da Universidade Municipal de Blumenau FURB - Linha de pesquisa Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática . Especialista em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC. Especialista em Educação Matemática e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí UFPI, Licenciada em Matemática pela Faculdade Leonardo Da Vinci - Uniasselvi, Bacharel em Administração com Ênfase em Finanças pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Professora contratada a 8 anos no Estado de Santa Catarina e 2 anos no Município de Florianópolis, lecionando a disciplina de Matemática e suas Trilhas. Possui 8 de experiência com docência na Educação Básica e 14 de experiência no mercado financeiro e bancário.

Arleide Rosa da Silva, Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Química pela Universidade Regional de Blumenau (1990 e 1993) e mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Possui doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC (2011) e MBA Internacional em Gestão Estratégica da Inovação - PUC/PR (2015). Lecionou Química no ensino básico e em cursos técnicos e superiores de tecnologia, desenvolvendo grades curriculares de cursos técnicos e superiores além de gerenciar portfólios de projetos de inovação e captação de recursos no SENAI/SC. Participa na elaboração de projetos pedagógicos de cursos superiores (PPC), de Diretrizes Curriculares Municipais para Educação Básica e de Políticas Institucionais para as Licenciaturas. Atua na formação continuada de professores tanto da rede pública municipal quanto estadual na área de Ensino de Ciências e/ou Química. Atualmente leciona em cursos de graduação e no mestrado profissionalizante PPGECIM - Programa de pós graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB em Blumenau/SC onde faz parte da linha de pesquisa ?Formação e Práticas docentes em contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática? e é líder de grupo de pesquisa do CNPq intitulado - Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão voltados à educação e alfabetização científica e inovação educacional. Faz parte da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), Sociedade Brasileira de Ensino de Química - SBENQ, membro fundadora da Associação de Escolas Criativas ? ADEC e coordena o núcleo da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC) na FURB. Membro do coletivo de extensão HABITAT e do Instituto REDI - Respeito, Equidade, Diversidade e Inclusão

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Publicado

2024-05-07

Como Citar

Jordao, G. M., & Silva, A. R. da. (2024). METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO ESTUDANTE . Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(1), 01–21. https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.936

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