EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA O DESPERTAR DOS TALENTOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i7.904

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Estatuto da pessoa com deficiência, Direito à educação

Resumo

Recorrentemente, muitos brasileiros nascem ou tornam-se, por alguma fatalidade, uma pessoa com deficiência (PcD), requerendo a elaboração de estratégias e ações que lhes garantam a igualdade de direitos. Nessa direção, a pesquisa visou identificar e analisar os aspectos legais da lei nº 13.146/2015, no que concerne à educação e, a partir de pesquisas recentes sobre o tema, refletir como efetivá-los. Para análise dos dados optou-se pela análise de conteúdo. Os resultados apontaram que ainda há muito a ser feito para que os direitos expressos na legislação sejam alcançados, como a elaboração e execução de políticas públicas que acolham a pessoa com deficiência em sua totalidade. Destacamos que a legislação é uma etapa essencial para a inclusão educacional da PcD, porém, muitas outras barreiras precisam ser rompidas, dentre elas o preconceito.

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Biografia do Autor

Anilton Oliveira da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Queli Ghilardi Cancian , Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Processos Gerenciais pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2011), Bacharela em Educação Física pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (2018), Licenciada em Educação Física pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (2016), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Assis Gurgacz (2022) e mestrado em EDUCAÇÃO pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2020). Doutoranda e pesquisadora em Educação pela Universidade do Oeste do Paraná (2021). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento motor, qualidade de vida, educação e saúde, ensino de ciências, trabalho docente, formação de professores, processo ensino aprendizagem e educação física.

Roney Ricardo Cozzer , Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Roney Cozzer possui experiência no Ensino Superior como docente, coordenador pedagógico, conteudista e tutor EAD. Doutorando em Teologia Sistemático-Pastoral pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Mestre em Teologia pelas Faculdades Batista do Paraná - FABAPAR (2018), na Linha de Pesquisa Leitura e Ensino da Bíblia, Bacharel em Teologia pela Faculdade Unida de Vitória (2013), possui formação em Psicanálise pelo Centro Teológico e Psicanalítico do Espírito Santo - CETAPES (2014) e concluiu o Curso de Extensão Universitária "Iniciação Teológica" pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ (2016). Licenciado em História pelo Instituto de Educação Superior Elvira Dayrell - ISEED (2015) e pós-graduado em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade de Estudos Sociais Aplicados de Viana (2015). É professor efetivo de Ensino Religioso na Rede Municipal de Educação de Cariacica (ES), atua como Assessor Técnico na Gerência de Educação Cidadã da Secretaria Municipal de Educação de Cariacica e é conteudista (autônomo) para o Ensino Superior e para a Educação Básica. 

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Publicado

2024-01-03

Como Citar

Silva, A. O. da, Cancian , Q. G., & Cozzer , R. R. (2024). EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA O DESPERTAR DOS TALENTOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(7), 67–82. https://doi.org/10.56579/rei.v5i7.904

Edição

Seção

DOSSIÊ: Interseccionalidade e Educação: Desafios para Pensar a Educação Escolar