POLÍTICA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

DISCURSOS DA LEI 11645/2008

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.757

Palavras-chave:

Relações étnico-raciais, Teoria do discurso, Currículo

Resumo

No presente artigo objetivamos identificar as demandas e sentidos dos discursos sobre relações étnico-raciais presentes na Lei nº 11.645/2008 no campo curricular. A pesquisa é documental e emprega a teoria do discurso para realizar a análise do corpus. A análise da empiria evidenciou que a política de educação das relações étnico-raciais sofreu mudanças e ampliação, tendo ressignificados seus objetivos e objetos de estudo com a inserção dos indígenas como grupo étnico, abrangendo na cadeia de significação discursos de uma educação das relações étnico-raciais mediante o ensino da história e culturas afro-brasileira e indígena.

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Biografia do Autor

Zelania do Carmo Silva, Secretaria Estadual de Educação da Bahia (SEC-BA)

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Coordenadora Pedagógica da Rede Estadual de Ensino da Bahia e Professora da Prefeitura Municipal de Itapetinga-Bahia.

Benedito Eugenio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação (UNICAMP). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e do Programa de Pós-graduação em Ensino.

José Valdir Jesus de Santana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Antropologia (UFSCAR).  Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e do Programa de Pós-graduação em Ensino.

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Publicado

2024-06-18

Como Citar

Silva, Z. do C., Eugenio, B., & Santana, J. V. J. de. (2024). POLÍTICA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: DISCURSOS DA LEI 11645/2008. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(1), 01–22. https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.757

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