EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Aliando lugares de memória à prática docente

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i5.716

Palavras-chave:

Educação; Identidade; Memória; Patrimônio.

Resumo

O presente trabalho contempla as pesquisas dos dois autores, os quais se debruçam sobre o Patrimônio Histórico e Cultural. Na temática, encontram-se elementos que vão desde a Memória, Patrimônio, Cultura, e Identidade, conceitos que se entrelaçam e emergem em torno da ação educativa, que se refere à Educação Patrimonial, a partir disso, propõem atividades como inserção de lugares de memória para a busca de saberes, sobre a produção e inserção de sujeitos na sociedade do tempo recente. Outras questões são desdobradas, o que faz com que a pesquisa se desenvolva e percorra seu caminho através de uma narrativa dos pesquisadores, em que compilam suas experiências, trajetórias, conectam-se com estudos de autores consolidados no campo das áreas em questão através de um levantamento de literatura pertinente. Alguns dos resultados atingidos passam pela educação patrimonial como forma de compreensão de uma inserção social no tempo recente, por sua vez, demonstrando a perpetuação de modos de vida dos mais diversos grupos sociais, até mesmo o entendimento de uma ação educativa que extrapola os enquadramentos, molduramentos das práticas de ensino.

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Biografia do Autor

Fernando Souto Dias Neto, Universidade Federal de Santa Maria

Aluno do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria – bolsista CAPES/DS.

Carine Medianeira Buss Flores, UFSM

Mestranda em patrimônio cultural pela UFSM

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Publicado

2023-09-29

Como Citar

Souto Dias Neto, F., & Buss Flores, C. M. (2023). EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: Aliando lugares de memória à prática docente. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(5), 58–68. https://doi.org/10.56579/rei.v5i5.716

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