GRUPO ESCOLAR MUNICIPAL DE FAZENDA SOUZA

ASPECTOS DE PATRIOTISMO E DA NACIONALIZAÇÃO DO ENSINO NA ZONA RURAL DE CAXIAS DO SUL/RS (1940)

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.707

Palavras-chave:

Grupo Escolar Municipal, História das instituições, patriotismo, nacionalização do ensino

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar aspectos de patriotismo e da nacionalização do ensino presentes no Grupo Escolar Municipal de Fazenda Souza, inaugurado no distrito de Vila Seca, na área rural do município de Caxias do Sul, RS, em 1940. Utilizando o aporte teórico da História Cultural, este estudo se ampara nos conceitos de história das instituições, de representações e de cultura escolar a partir de Magalhães (2004), Chartier (2002) e Escolano Benito (2021). O percurso metodológico foi fundamentado na análise histórica documental, utilizando documentos como atas de exames finais e fotografias do grupo escolar, circulares expedidas pela Instrução Pública Municipal e jornais da época. A inauguração do Grupo Escolar Municipal de Fazenda Souza foi um fator importante para o processo de interiorização da abertura de grupos escolares, evidenciando as ações governamentais em prol da alfabetização das áreas rurais e da nacionalização do ensino. A representação de uma escola ideal que surgia com o modelo dos grupos escolares era associada à estratégia de disseminação de uma cultura nacionalista, que utilizava o espaço, o programa de ensino, o tempo e os ritos escolares para reforçar aspectos de civismo e de patriotismo.

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Referências

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

Vanz, S. (2023). GRUPO ESCOLAR MUNICIPAL DE FAZENDA SOUZA: ASPECTOS DE PATRIOTISMO E DA NACIONALIZAÇÃO DO ENSINO NA ZONA RURAL DE CAXIAS DO SUL/RS (1940). Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(4), 218–228. https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.707

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