A INTERDISCIPLINARIDADE DO SOCIOAMBIENTALISMO NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
UM ESTUDO DE CASO NO PPGMADE/UFPR
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https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.687Palavras-chave:
interdisciplinaridade, rural, Meio Ambiente, desenvolvimento, socioambiental, pós-graduaçãoResumo
A produção do conhecimento interdisciplinar na pós-graduação brasileira cresce diante da problemática ambiental, embora sendo necessário avançar em estudos que busquem explicar como esse conhecimento é construído na práxis do ensino e pesquisa. Este artigo propõe descrever e analisar uma experiência interdisciplinar da área socioambiental rural, realizada no Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná, composta por três fases: debate e construção de documento coletivo amplo sobre um tema comum; trabalho coletivo das linhas de pesquisa; projetos individuais de tese. A experiência vivenciada produziu reflexões sobre potencialidades e desafios da vivência interdisciplinar, como limites estruturais do programa de pós-graduação. Não obstante, a experiência coletiva também representou algumas rupturas com o sistema cartesiano tradicional na medida em que promoveu o alargamento das possibilidades da coleta e análise de dados por meio das discussões e entrelaçamento das diferentes disciplinas em seus aspectos teóricos, metodológicos e analíticos.
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