AVALIAÇÃO DOS COMPONENTES CURRICULARES E DOS CONTEÚDOS DISCIPLINARES DOS CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA DO BRASIL

Visualizações: 230

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.679

Palavras-chave:

Carga horária, Currículo, Graduação, Médico-veterinário, Disciplina

Resumo

Os cursos de graduação em Medicina Veterinária no Brasil têm uma certa autonomia para construção dos seus projetos político-pedagógicos, desde que alguns componentes curriculares básicos obrigatórios estejam inclusos. Contudo, as Instituições de Ensino Superior que oferecem esse curso devem organizar, de forma coerente, a distribuição da carga horária destinada a cada componente curricular para garantir uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva com relação às atividades inerentes ao exercício profissional, no âmbito de seus campos específicos de atuação. Desta forma, o presente trabalho objetivou analisar as matrizes curriculares dos cursos de graduação em Medicina Veterinária existentes no Brasil, relacionando os componentes curriculares e as disciplinas ministradas por área de formação. Para tanto, foi desenvolvido um estudo exploratório, descritivo e de abordagem quantitativa, por meio de pesquisa e análise documental em matrizes curriculares de 196 cursos de Medicina Veterinária do Brasil, públicos e privados. As análises mostraram que as matrizes curriculares apresentam uma média de carga horária total de 4.547,6 horas. Desse quantitativo, 3.815,7 horas são referentes às disciplinas obrigatórias, 459,8 horas ao estágio curricular supervisionado, 53,5 horas para trabalho de conclusão de curso, 96 horas para disciplinas optativas e 122,6 horas para atividades complementares. Os dados da análise demonstraram que dentro das disciplinas obrigatórias, em média, 1.224,5 horas são destinadas às Ciências Biológicas e da Saúde, 299,1 horas às Ciências de Humanas e Sociais, e 2.292,9 horas às Ciências da Medicina Veterinária. Conclui-se que os cursos de graduação de Medicina Veterinária no Brasil têm cumprido, seguindo a legislação, a inclusão dos componentes obrigatórios em seus currículos. Contudo, existem variações entre os estados e as regiões brasileiras nessa distribuição de carga horária, em que a região Norte se destacou com as maiores cargas horárias destinadas às disciplinas obrigatórias e optativas, a região Centro-Oeste para o Trabalho de Conclusão de Curso, e a região Sul para o estágio curricular supervisionado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eric Mateus Nascimento de Paula, Centro Universitário de Mineiros

Médico Veterinário e Especialista em Epidemiologia e Saúde pela Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí (UFG/REJ). Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária, área de concentração em Medicina Veterinária Preventiva, na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus de Jaboticabal. É docente do curso de Medicina Veterinária da UNIFIMES - Centro Universitário de Mineiros, onde desenvolve Projetos de Pesquisa e Extensão na área de Resistência Antimicrobiana, Doenças Infecciosas e Parasitárias, Zoonoses, Saúde Pública e o Ensino da Medicina Veterinária. Atua também como docente no Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio na Universidade Estadual de Goiás - UEG, na Unidade Mineiros. É membro da Comissão Estadual de Ensino de Medicina Veterinária do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Goiás (CRMV-GO).

Carolina de Alvarenga Cruz, Médica Veterinária Autônoma

Carolina de Alvarenga Cruz nascida em 08 de abril de 1985, no município de Itajaí - SC. Ingressou em fevereiro de 2006 no Curso de Medicina Veterinária Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP), concluindo-o em dezembro de 2010. Em agosto de 2011 ingressou como professora substituta na Universidade Federal de Jataí, onde ministrou as disciplinas de Doenças Infecciosas, Zoonoses e Saúde Pública, Sanidade de Aves e Suínos no curso de medicina veterinária, além de Higiene Animal I e II no curso de zootecnia. Em março de 2013 iniciou o Curso de Mestrado em Medicina Veterinária, do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária da FCAV - Unesp - Jaboticabal. Obteve o título de Mestre em Medicina Veterinária, área de Medicina Veterinária Preventiva, pela FCAV-Unesp - Jaboticabal, em fevereiro de 2015 com a dissertação intitulada: "O ensino da Saúde Pública Veterinária nos cursos de graduação em Medicina Veterinária da região Sudeste do Brasil". Em março de 2015 iniciou o Curso de Doutorado em Medicina Veterinária, do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária da FCAV - Unesp - Jaboticabal. Em 2016 foi bolsista de docência no curso de Medicina Veterinária da FCAV - Unesp ? Jaboticabal, ministrando a disciplina de Epidemiologia das Enfermidades Infecciosas. Atuação na área de Medicina Veterinária Preventiva, Epidemiologia, Zoonoses e Saúde Pública. Aos 17 dias do mês de dezembro de 2018, defendeu a tese de doutorado intitulada Indicadores relacionados à evolução do Programa De Controle E Erradicação Da Brucelose Bovina no Estado De São Paulo e foi aprovada pela banca examinadora. Entre 2019 e 2020 foi professora professora na Universidade Federal de Jataí, ministrando, entre outras, as disciplinas de Doenças Infecciosas e Zoonoses e Saúde Pública. Ao término do contrato, atuou na área como co-orientando no programa de pós-graduação, ministrando palestras além do módulo de Vigilância em Saúde do Curso Preparatório da Residência Multiprofissional pela Universidade federal do Paraná.

Raphaella Barbosa Meirelles-Bartoli, Universidade Federal de Jataí

Médica Veterinária com Mestrado e Doutorado em Medicina Veterinária Preventiva pela UNESP ? Câmpus de Jaboticabal. Foi docente no Centro Universitário de Rio Preto entre os anos de 2007 e 2010. E desde 2011 ocupa o cargo de professora na Universidade Federal de Jataí ? UFJ no Estado de Goiás, atuando no curso de graduação de Medicina Veterinária, no Programa de Residência Multidisciplinar em Saúde e no Programa de Pós Graduação Biociência Animal, orientando na área de Medicina Veterinária Preventiva, Saúde Pública, Saúde Única e Doenças Infecciosas. Coordena o Laboratório de Saúde Única e o Núcleo de Imunização e Controle Sorológico Antirrábico Humano e Animal. É Coordenadora o Grupo de Estudo em Saúde Pública Veterinária e One Health (GESP-OH). É Coordenadora de Estágios do Curso de Medicina Veterinária. Presidente do Comitê de Internacionalização do Programa de Pós Graduação Biociência Animal. Membro convidada da Asociación Argentina de Zoonosis, Filial Noreste Argentino NEA. Membro da Comissão Estadual de Saúde Única do Conselho de Medicina Veterinária do Estado de Goiás (CRMV-GO).

Adolorata Aparecida Bianco Carvalho, Universidade Estadual Paulista

Graduação em Medicina Veterinária (1978) e Mestrado em Medicina Veterinária - Patologia Animal (1995), pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, FCAV Jaboticabal; Doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo, ICB (2001). Atuou no período de janeiro de 1979 a agosto de 1990 como médica veterinária (Assistente Agropecuário) da CATI - Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, região de São José do Rio Preto e sede no Município de Ibirá. Ingressou na UNESP em Araçatuba no ano de 1991. Atualmente é Professor Assistente Doutor II da FCAV Câmpus de Jaboticabal - Unesp. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Veterinária Preventiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Zoonoses e Saúde Pública; Diagnóstico, epidemiologia e controle da raiva; Isolamento do vírus rábico em células de neuroblastoma; Gerenciamento de Programas em Saúde Animal e Saúde Pública Veterinária; Defesa Sanitária Animal; Educação em Saúde; Saúde Coletiva; Bioética. Integra grupo de pesquisa do convênio FMVZ da USP/Nihon University, na linha de pesquisa "Caracterização genética de amostras do vírus da raiva isoladas no Brasil". Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária da FCAV Jaboticabal/Unesp, de 2008 a 2011. Tutora e bolsista do PET (Programa de Educação Tutorial - vinculado ao MEC/SESu/CAPES) da Medicina Veterinária da Unesp/Jaboticabal/SP, de março de 2002 a julho de 2012. Coordenadora do Programa de Residência em Área Profissional de Saúde - Medicina Veterinária e Saúde em 2017 e 2018 (vice-coordenadora de 2014 a 2016 e a partir de 2019). Presidente do Conselho Municipal de Saúde em Jaboticabal/SP de 2012 a 2016 e a partir de 2019 (membro desde 2009). Membro da Comissão "Saúde Pública Veterinária" do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, desde 2015. A partir de março de 2018, membro do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e do Forum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área da Saúde (FENTAS), e primeira coordenadora adjunta da Comissão Intergestora de Vigilância em Saúde do CNS (CIVS) - representando o CFMV. Integrante da Rede ONE HEALTH BRASIL, como membro Referência Regional - Sudeste.

Referências

ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; MARTINS, Elcimar Simão. Estágio curricular supervisionado como práxis: algumas perguntas e possíveis respostas. Reflexão e Ação, v. 28, n. 1, p. 191-20. 2020. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/12902. Acesso em: Acesso em: 10 de mai. de 2023. DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v28i1.12902

DE ARRUDA, Benedito Fortes. A Medicina Veterinária no Brasil: avanços e perspectivas. Revista Unimar Ciências, v. 26, n. 1-2, 2017. Disponível em: https://ojs.unimar.br/index.php/ciencias/article/view/524. Acesso em: 10 de mai. de 2023.

BIRGEL, Eduardo Harry. A pós-graduação em Medicina Veterinária no Estado de São Paulo: Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo-1965 a 1970. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 7, n. 1/3, p. 79-82. 2004. Disponível em:https://www.revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/3241. Acesso em: 20 de jun. de 2023. DOI: https://doi.org/10.36440/recmvz.v7i1/3.3241

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES 1, de 18 de fevereiro de 2003. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Medicina Veterinária. Diário Oficial da União, Brasília. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=120761-rces001-03&category_slug=agosto-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 de jun. de 2023.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES 2, de 18 de junho de 2007. Dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial. Diário Oficial da União, Brasília. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2007/rces002_07.pdf. Acesso em: 10 de mai. de 2023.

BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES 3, de 15 de agosto de 2019. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina Veterinária e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2019-pdf/120701-rces003-19/file#:~:text=RESOLU%C3%87%C3%83O%20N%C2%BA%203%2C%20DE%2015%20DE%20AGOSTO%20DE%202019%20(*),Veterin%C3%A1ria%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias. Acesso em: 10 de mai. de 2023.

BÜRGER, K. P. 2010. O ensino de Saúde Pública Veterinária nos cursos de graduação em Medicina Veterinária do estado de São Paulo. Tese de doutorado, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Jaboticabal, SP, Brasil. Disponível em: https://www.fcav.unesp.br/Home/download/pgtrabs/mvp/d/2572.pdf. Acesso em: 10 de mai. de 2023.

CRUZ, C. A. 2015. O ensino da Saúde Pública Veterinária nos cursos de graduação em Medicina Veterinária da região sudeste do Brasil. Dissertação de mestrado, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Jaboticabal, SP, Brasil. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevCiVet/article/view/33549. Acesso em: 10 de mai. de 2023.

EAEVE. European Association of Establishments for Veterinary Education. European System of Evaluation of Veterinary Training (ESEVT). 2016. Disponível em: https://www.eaeve.org/fileadmin/downloads/SOP/ESEVT__Uppsala__SOP_May_2016.pdf. Acesso em: 10 de mai. de 2023.

FERNANDES JÚNIOR, Alvaro Martins; ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle de; GOI, Viviane Marques. A interface currículo e política. Educação, Cultura e Comunicação, v. 8, n. 16, 2017. Disponível em: https://web.archive.org/web/20180413014855id_/http://publicacoes.fatea.br/index.php/eccom/article/viewFile/1908/1375. Acesso em: 10 de mai. de 2023.

MELO, Lúcio Esmeraldo Honório de et al. De alveitares a veterinários: notas históricas sobre a medicina animal e a Escola Superior de Medicina Veterinária São Bento de Olinda, Pernambuco (1912-1926). História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 17, p. 107-123. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/3j33CtsPmYyNmNYjBhNRsgg/. Acesso em: 15 de mai. de 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-59702010000100007

OIE. 2012. Recommendations on the competencies of graduating veterinarians (‘day 1 graduates’) to assure national veterinary services of quality of national veterinary services. Paris: Oie. Disponível em: http://www.oie.int/fileadmin/Home/eng/Support_to_OIE_Members/Vet_Edu_AHG/D AY_1/DAYONE-B-ang-vC.pdf. Acesso em: 15 de mai. de 2023.

OLIVEIRA, Marivaldo da Silva; BRUZAMOLIN, Amanda Louise; DE OLIVEIRA, Marcia Maria Fernandes. Avaliação e formação pedagógica dos docentes de um curso superior de medicina veterinária. REVISTA INTERSABERES, v. 13, n. 30, p. 525-540, 2018. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/1553. Acesso em: 20 de jun. de 2023. DOI: https://doi.org/10.22169/revint.v13i30.1553

PFUETZENREITER, M. R.; ZYLBERSZTAJN, A.; AVILA-PIRES, F. D. Evolução nos currículos dos cursos de Medicina Veterinária com enfoque sobre o ensino de Saúde Pública. Anais do III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Atibaia, SP: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2001.

SAN MARTÍN, H. Homologación de planes de estudio de Medicina Veterinaria en Latinoamérica. Revista de Investigaciones Veterinarias del Perú, v. 14, n. 2, p. 178-180, 2003. Disponível em: http://www.scielo.org.pe/scielo.php?pid=S1609-91172003000200014&script=sci_arttext. Acesso em: 15 de mai. de 2023. DOI: https://doi.org/10.15381/rivep.v14i2.1625

UNIÃO EUROPEIA. Parlamento Europeu e Conselho Europeu. Diretiva 2005/36/CE de 7 de setembro: reconhecimento das qualificações profissionais. Jornal Oficial da União Europeia – 05-09-30, pp. 255/41, 2005. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:02005L0036-20160524&from=SL. Acesso em: 20 de jun. de 2023.

Downloads

Publicado

2024-03-18

Como Citar

Paula, E. M. N. de, Cruz, C. de A., Meirelles-Bartoli, R. B., & Carvalho, A. A. B. (2024). AVALIAÇÃO DOS COMPONENTES CURRICULARES E DOS CONTEÚDOS DISCIPLINARES DOS CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA DO BRASIL. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(1), 01–15. https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.679