DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CULTURAL

O GAÚCHO A PÉ NA AMÉRICA LATINA

Visualizações: 237

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i3.673

Palavras-chave:

Peão, CRUZ ALTA, DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CULTURAL

Resumo

O artigo aborda a trilogia Gaúcho a pé, escrita por Cyro Martins, que retrata a transformação do peão montado em um gaúcho a pé, percorrendo novos caminhos em meio às mudanças sociais no espaço rural e urbano. O autor desconstrói a imagem tradicional do gaúcho valente e feroz, apresentando personagens que vivem em um mundo de incertezas e desigualdades. A identidade do gaúcho é discutida como uma construção social, relacionada ao senso de pertencimento a uma comunidade imaginada, onde força, habilidade com o cavalo e coragem são características valorizadas em meio ao desenvolvimento sociocultural. Essa identidade foi utilizada em discursos políticos e sociais, mas também foi moldada de acordo com os interesses dos grupos dominantes. O objetivo do artigo é refletir criticamente sobre a presença dos peões tropeiros na formação do Rio Grande do Sul, com foco na cidade de Cruz Alta, e a transformação desses peões em gaúchos a pé. A metodologia utilizada consiste em uma revisão bibliográfica sobre temas como peões tropeiros e a identidade do gaúcho a pé.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Porto Machado, Universidade de Cruz Alta

Pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Universidade de Cruz Alta-RS.

Sirlei de Lourdes Lauxen , Universidade de Cruz Alta

Doutora em Educação pela UFRGS, com Estágio pós-doutoral em Educação pela UFRGS/UniLisboa. Bolsista PNPD/CAPES. Mestre em Educação pela UPF e Graduada em Pedagogia - Orientação Educacional/Unijuí. Foi Vice-Reitora de Graduação da Instituição (2008-2013). Membro do Conselho Curador(2008-2013); do Consun (2008-2016); Presidente da Câmara de Graduação e Legislação (2008-2013); Membro da Câmara de Pós Graduação e Pesquisa (2014- 2016); do Conselho Municipal de Educação (2008-2014). Assessora da Pró-Reitoria de Ensino (2006-2007). Membro do CONSEPE (2006-2007). Diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (2013); Coordenadora do Curso de Comunicação Social (2007). Professora da Universidade de Cruz Alta/RS na Graduação e no PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social. Membro do Colegiado do PPGPSDS (2014- atual). Coordena a Comissão de Avaliação Institucional (CAI) e o Laboratório de Práticas Socioculturais Interdisciplinares -LEPSI do PPGPSDS. Líder do Grupo de Pesquisa. Núcleo de Estudo e Pesquisa em Práticas Sociais. Participa da organização de eventos da Universidade. Possui experiência na Educação Básica (ensino fundamental e médio) e no Ensino Superior (Graduação e Pós - Graduação). Tem experiência na área da gestão e docência. Atua principalmente nos seguintes temas: formação de professores, políticas públicas, pedagogia universitária, interdisciplinaridade, metodologia do ensino superior, saberes docentes, práticas pedagógicas, currículo, avaliação e práticas sociais. Pesquisa na área de formação de professores e práticas socioculturais.

Referências

ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas. Reflexões sobre a origem e difusão do nacionalismo. São Paulo: editora Companhia das Letras, 2008.

MARTINS, Cyro. Sem Rumo. 2a. Ed. revista. Porto Alegre: Movimento, 1977.

______________. Porteira Fechada. Trecho retirado do site <http://www.celpcyro.org.br/v4/Fortuna_Critica/dramaHomensSemTerra.htm.> 2008b.

Acesso: em 29 de março de 2023.

______________. Estrada Nova. Apresentação e notas de Flávio Aguiar. Ed. Comemorativa centenário de Cyro Martins. Porto Alegre: Território das Artes: CORAG, 2008.

NETO, G. H. De bota e bombacha: um estudo antropológico sobre as identidades gaúchas e o tradicionalismo. Texto de dissertação de mestrado. UFSM; Santa Maria, 2009.

__________. O Vaqueano. Disponível em: .

ZAMBERLAM, J.; BAIOCCHI, M.; FLORÃO, S.R. Cruz Alta: as perspectivas do desenvolvimento-um estudo socio-econômico prospectivo. Aprocruz, Cruz Alta, 1989.

Downloads

Publicado

2023-07-29

Como Citar

Porto Machado, J., & de Lourdes Lauxen , S. (2023). DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CULTURAL: O GAÚCHO A PÉ NA AMÉRICA LATINA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(3), 26–47. https://doi.org/10.56579/rei.v5i3.673

Edição

Seção

Dossiê: Relações de Exploração/Opressão e expressões da questão social na América Latina

Artigos Semelhantes

<< < 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)