INCLUSÃO ESCOLAR E MATEMÁTICA

USO DO SIMULADOR PHET COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ALUNOS COM TEA

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Autores

  • Cláudia Rosane Moreira da Silva Universidade Estadual do Maranhão https://orcid.org/0000-0001-8940-6071
  • Wallysabel Araujo Veras Universidade Estadual do Maranhão
  • Leidmar Cunha Melo Universidade Estadual do Maranhão
  • Antônio Roberto Coelho Serra Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.644

Palavras-chave:

Inclusão Escolar, Simuladores, Tecnologia Assistiva, TEA

Resumo

A busca por estratégias e recursos que possam efetivamente contribuir para o processo de ensino de alunos com necessidades educacionais especiais, notadamente aqueles diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), revela-se fundamental para fomentar uma educação inclusiva e equitativa. O artigo propõe-se a explorar o potencial do simulador PhET de tecnologia assistiva no ensino de frações, visando aprimorar a inclusão de alunos com TEA no cenário matemático. A pesquisa foi conduzida em uma escola pública de tempo integral na cidade de Sobral – CE. Os participantes incluíram um professor de ciências, dois estudantes com TEA e mais 24 alunos do sexto ano do ensino fundamental maior. O método adotado foi uma pesquisa ação com abordagem qualitativa e descritiva de natureza aplicada. Para a coleta de dados, foram empregadas aplicações de atividades, utilização do simulador PhET e observação. Os resultados da pesquisa evidenciaram uma resposta positiva por parte dos alunos frente ao emprego dos Simuladores PhET na execução das atividades propostas. Com isso, os achados sugerem não apenas a eficácia do simulador PhET, mas também apontam para a possibilidade de sua replicação em outros contextos educacionais, contribuindo assim para o avanço de práticas inclusivas e tecnologicamente assistidas no ensino de matemática.

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Biografia do Autor

Cláudia Rosane Moreira da Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Aluna do Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Estadual do Maranhão.

Wallysabel Araujo Veras, Universidade Estadual do Maranhão

Aluna do Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Estadual do Maranhão.

Leidmar Cunha Melo, Universidade Estadual do Maranhão

Aluna do Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Estadual do Maranhão.

Antônio Roberto Coelho Serra, Universidade Estadual do Maranhão

Docente do Programa de Pós graduação do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Estadual do Maranhão.

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Publicado

2024-06-19

Como Citar

Silva, C. R. M. da, Veras, W. A., Melo, L. C., & Serra, A. R. C. (2024). INCLUSÃO ESCOLAR E MATEMÁTICA: USO DO SIMULADOR PHET COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ALUNOS COM TEA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(2), 01–15. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.644

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

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