NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO

ORIGEM, MOVIMENTO E RESISTÊNCIA

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i3.589

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO, GOLPE, NEOLIBERALISMO, REFORMAS EDUCACIONAIS

Resumo

O presente texto tem como perspectiva analisar a influência do neoliberalismo como uma ideologia que coordena a educação pública moderna no cenário brasileiro e em países latino-americanos. Nesse sentido, as discussões se realizam a partir da compreensão e aprofundamento teórico acerca do papel do neoliberalismo para a consolidação do capitalismo, bem como na sua interferência direta na concepção de educação presente nas gestões educacional no âmbito nacional, que, por conseguinte se ramifica para os estados subnacionais. Desta forma, esse texto se caracteriza a partir do referencial teórico de Harvey (2008), Ianni (1998), Gentili (1996; 2013), Freitas (2016; 2018; 2022) onde a partir de formações distintas discutem o modo como o neoliberalismo tem perpetrado na sociedade contemporânea e, portanto, na educação. Como conclusão o texto apresenta que a hegemonia neoliberal apresenta uma corrosão do sistema público, retirando da escola pública o seu potencial educativo, a autonomia e a democracia, tornando-a como um espaço de formação que não considera o ser humano em sua totalidade. Entretanto, faz necessário ressaltar que esse processo apesar de amplamente difundido encontra um espaço de resistência por parte dos profissionais da educação que lutam por uma escola pública plural, democrática e de qualidade socialmente referenciada.

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Biografia do Autor

Darluce Andrade de Queiroz Muniz , UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Aluna do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Marcelo Soares Pereira da Silva , Universidade Federal de Uberlândia

Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Lyvia Fernanda Leal, Universidade Federal de Uberlândia

Aluna do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

Raquel Silva Borges , Universidade Federal de Uberlândia

Aluna do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

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Publicado

2023-07-29

Como Citar

Andrade de Queiroz Muniz , D., Soares Pereira da Silva , M., Fernanda Leal, L., & Silva Borges , R. (2023). NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO: ORIGEM, MOVIMENTO E RESISTÊNCIA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(3), 70–88. https://doi.org/10.56579/rei.v5i3.589

Edição

Seção

Dossiê: Relações de Exploração/Opressão e expressões da questão social na América Latina

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