O POVO INDÍGENA XOKÓ:

UMA AÇÃO DE PRESERVAÇÃO DE SUAS MEMÓRIA

Visualizações: 215

Autores

  • Rafaela Matos de Santana Cruz Universidade Tiradentes e Centro Universitário Tiradentes https://orcid.org/0000-0002-8741-1050
  • Danielle Matos de Santana Cruz Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Indígena Xokó; Preservação; Pedagogia Decolonial.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral compreender quem são os povos indígenas Xokó com embasamento da pedagogia decolonial. Como específicos nos propomos descrever o trabalho realizado no projeto de iniciação cientifica intitulado “memória Digital do Povo Indígena Xokó, que foi desenvolvido na universidade Tiradentes. Como também vamos analisar as possibilidades que o material salvaguardado trará para que professores e estudantes conheçam a história dos povos indígenas Xokó. O decolonial nos ajudou nos ajustes das lentes, para nos aprofundar nos estudos sobre os indígenas Xokó. Por se tratar de uma pesquisa de sujeitos historicamente marginalizados é preciso a sensibilidade que o decolonial nos traz para fazermos um trabalho respeitando estes sujeitos, além de ter um maior cuidado com as fontes, as quais foram; o site da universidade federal de Sergipe, com jornais e o acervo em suporte papel de frei Enoque, para a construção de um acervo digital, a partir do processo de coleta, desinfestação, higienização, digitalização, indexação e armazenamento dos documentos. Utilizando uma metodologia qualitativa, fizemos o levantamento e análise de dados que possibilitarão traçarmos diferentes questões sobre os povos índigenas Xokó, tais como sua história de luta e resistência para manutenção de território, a influência do catolicismo na comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BANIWA, G.S.L. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: MEC/SECAD; LACED/Museu Nacional, 2006.

CAMPELO, Lorena de Oliveira Souza. O legado documental de Epifânio Dória: por uma abordagem funcional dos arquivos pessoais. 2015. 164 p. Tese (Doutorado em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

DANTAS, Beatriz Góis. Os índios em Sergipe. In. DINIZ, Diana M. de F. L. Textos para a história de Sergipe 2. Ed. São Cristóvão, 2013. P. 25-74

MUNDURUKU, Daniel. Em busca de uma ancestralidade brasileira. Fazenda Escola, Alvorada, Secretaria Municipal de Educação de Alvorada, 2002.

OLIVEIRA, M.V.; MESQUITA, I.M. Povo Xokó: Reinvenção das Tradições. In: LUCENA, M. (org.). LUCINI, M. (org.). Educação, Comunicação e Diversidade: Pesquisas e conexões. Rio de Janeiro: Autografia EDUPE, 2016. [e-book].

PAIM, E. A. Para além das leis: O ensino de cultura e história africana, afrodescendentes e indígenas como decolonização do ensino de história. In: MOLINA, Ana Heloisa; FERREIRA, Carlos Augusto Lima. Entre textos e contextos: caminhos do ensino de História. Curitiba: Ed. CRV, 2016, p.141-166.

SANTOS, J.E. UM RELIGIOSO PERNAMBUCANO NO SERTÃO SERGIPANO: Trajetória de Frei Enoque e a questão fundiária. 1942-1986. 2014. 64 p. Monografia (Licenciatura em História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014.

SANTOS JÚNIOR, Avelar Araújo. A conflitualidade para além da regularização territorial: a propósito das múltiplas determinações das políticas públicas na terra indígena Caiçara/Ilha de São Pedro, em Sergipe. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geociências, da Universidade Federal da Bahia, 2016.

SOUZA, Natelson O. A história está no “drama”: jovens Xokó e produção de socialidade com linguagem das artes. Cadernos de Arte e Antropologia, UFBA, n. 2, p. 43-58, 2013.

WALSH, C. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial. In: CANDAU, V. M. (Org.). Educação intercultural na América Latina: Entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro. 7 Letras, 2009, p.12-42.

Downloads

Publicado

2022-10-21

Como Citar

Matos de Santana Cruz, R., & Matos de Santana Cruz, D. . (2022). O POVO INDÍGENA XOKÓ: : UMA AÇÃO DE PRESERVAÇÃO DE SUAS MEMÓRIA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 4(2), 1–16. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/355

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.