PAULO DE TARSO E A DIDÁTICA PARA EDUCAÇÃO CRISTÃ PRIMITIVA:

PEDAGOGIA RELIGIOSA AOS NOVOS ADEPTOS

Visualizações: 562

Autores

  • Amanda Silva Rodrigues Universidade Estadual de Maringá https://orcid.org/0000-0001-7933-7578
  • Marcia Elieder Bolonhez Meneguetti Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Educação, Cristianismo Primitivo, Paulo de Tarso, Pedagogia Cristã

Resumo

Este artigo apresenta como objeto de análise uma breve investigação sobre a didática utilizada por Paulo de Tarso em seus ensinamentos cristãos proferidos no período do cristianismo primitivo a fim de captar novos seguidores de Jesus Cristo. O objetivo geral desta pesquisa é dialogar sobre a pedagogia religiosa de Paulo de Tarso na defesa da fé cristã. Como fonte primária utilizaremos a I e II Carta Paulo aos Coríntios, disponível na Bíblia de Jerusalém (2001) além de outras referências bibliográficas que oportunizaram fundamentação histórica e metodológica para essa pesquisa, tal como Roseli Gall do Amaral da Silva (2010) Maria de Lourdes Silva Barros Cavicchioli (2005), Giuseppe Barbaglio (1989), José Joaquim Pereira Melo (2011) dentre outros. Paulo de Tarso utilizou-se de seus escritos para disseminar suas instruções e esclarecimentos. O envio de cartas garantiu a manutenção dos ensinamentos de Paulo de Tarso perante as desavenças ocorridas nas comunidades cristãs emergentes. Tais ensinamentos eram lidos cotidianamente nas comunidades e, dessa forma, mesmo ausente fisicamente, Paulo de Tarso fez-se presente nos ensinamentos de gerações de cristãos. Esta era uma maneira de educar comunidades, recentemente evangelizadas, prometendo-lhes uma nova vida em comunhão na terra e uma eternidade no céu com Deus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Silva Rodrigues, Universidade Estadual de Maringá

Professora do Município de Maringá com atuação na Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Graduada em Pedagogia (Licenciatura Plena) pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre na área de História e Historiografia da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (Turma de 2019).

Marcia Elieder Bolonhez Meneguetti, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Letras pela Universidade Paranaense (2002), graduação em Artes Visuais pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2013) e graduação em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (1987).pós-graduação em Literatura e Língua Portuguesa (2005), pós-graduação em Comércio Exterior (2013), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2021).

Referências

BARBAGLIO. Giuseppe. As Cartas de Paulo (I).Tradução de José Maria de Almeida. São Paulo: Loyola, 1989.

BLÁZQUEZ MARTINEZ, José Maria. El nascimento del cristianismo. Madrid: Editorial Síntese, 1996.

BÍBLIA. Português. Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Editora Paulus, 2001. 2206p.

CAVICCHIOLI, Maria de Lourdes Silva Barros. A Cultura Clássica e o Magistério de Paulo de Tarso. Maringá DFE/PPE, 2005.

JAEGER, Werner. Paidéia a formação do homem grego. Tradução Arthur M. Parreira. Revisão do texto grego por Gilson Cesar Cardoso de Souza. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

MORESCHINI, Claudio. História da filosofia patrística. Tradução de Orlando Soares Moreira. – 2ª ed. – São Paulo: Edições Loyola, 2013.

PEREIRA MELO, José Joaquim. O Cristianismo e a Cultura Clássica: oposição ou integração?. Rev. Teoria e Prática da Educação, v. 14, n. 2, p. 33-45, maio./ago. 2011.

SILVA, Roseli Gall do Amaral da. A formação da identidade cristã: o diálogo entre o epicurismo e o cristianismo primitivo tendo o amor como instrumento formativo. 281 f. Tese (Doutorado em Educação e Estudos Clássicos) – Universidade Estadual de Maringá e Universidade de Coimbra. Orientadores: Prof. Dr. José Joaquim Pereira Melo e Prof. Dr. Alexandre Guilherme Barroso de Matos Franco de Sá). Maringá/Coimbra, 2016.

__________. A formação do homem ideal em Paulo de Tarso: o amor como elemento formativo. Dissertação de mestrado. Maringá, PR : UEM, 2010.

Downloads

Publicado

2022-10-21

Como Citar

Rodrigues, A. S., & Meneguetti, M. E. B. (2022). PAULO DE TARSO E A DIDÁTICA PARA EDUCAÇÃO CRISTÃ PRIMITIVA: : PEDAGOGIA RELIGIOSA AOS NOVOS ADEPTOS. Revista De Estudos Interdisciplinares , 4(2), 17–27. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/348

Artigos Semelhantes

<< < 32 33 34 35 36 37 38 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.