ALTERIDADE E/NO ENSINO DE HISTÓRIA: O NOVO MUNDO À LUZ DO LIVRO DIDÁTICO

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Autores

  • Italo Leonardo de Lima Queiroz Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
  • Guilherme Luiz Pereira Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Ensino de História, Livro didático, Indígenas, Antropofagia

Resumo

O livro didático se tornou o material mais utilizado por professores e alunos em sala de aula, estando à disposição a auxiliá-los. Dito isso, entendemos ser viável que o profissional da educação que faz uso do respectivo material não o tenha como um dado objetivo e transparente, mas como um artefato passível de crítica e que pode ser problematizado no cotidiano escolar, sendo pertinente ainda a adoção de um material complementar. Neste trabalho, em um primeiro momento, trazemos uma discussão a respeito dos desafios do Ensino de História no nosso país frente ao respeito e reconhecimento das diferenças socioculturais na escola. Em seguida, fazendo uso de uma reflexão sobre a temática indígena em livros didáticos de História, levando em consideração as exigências da Lei Federal 11.645 de 2008, abordamos elementos que dizem respeito ao preconceito e discriminação aos povos originários no Brasil. Para isso, pensando o referido material pedagógico enquanto fonte de pesquisa histórica, trazemos uma imagem exposta em um livro do 6º ano, da editora Ática, possibilitando a problematização de uma visão acerca dos povos indígena elaborada e perpetuada a senso comum, sobretudo em ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Italo Leonardo de Lima Queiroz, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Graduando em História pela UERN, atuando como bolsista no programa Residência Pedagógica (RESPED), campus Central. Pesquisa sobre História e Cultura Cigana. 

Guilherme Luiz Pereira Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, campus Central, mestre em Ciências Sociais e Humanas, professor titular na rede pública de ensino, atualmente graduando em História também pela UERN, exercendo pesquisas voluntarias no PIBIC. Pesquisa sobre História e Cultura Indígena.

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Publicado

2022-01-06

Como Citar

Leonardo de Lima Queiroz, I. ., & Luiz Pereira Costa, G. . (2022). ALTERIDADE E/NO ENSINO DE HISTÓRIA: O NOVO MUNDO À LUZ DO LIVRO DIDÁTICO. Revista De Estudos Interdisciplinares , 3(6), 63–76. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/271

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