PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE UMA DIDÁTICA CLÍNICA

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Autores

  • Merie Bitar Moukachar niversidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

Didática clínica, Formação docente, Psicologia da educação

Resumo

Este artigo apresenta um projeto de pesquisa cujo tema central é o ensino de Psicologia da Educação na formação de professores no curso de Pedagogia, propondo reflexões sobre a prática da didática clínica para o ensino dessa disciplina. Como fundamentação teórica será explorado o conceito de didática clínica, discutindo a aprendizagem em suas múltiplas dimensões, especialmente na dimensão afetiva; a formação docente e essa afetividade; e ainda, a Psicologia da Educação e a necessária articulação teoria e prática. Esta pesquisa justifica-se, pois entendemos que é urgente uma atualização da formação docente, para o enfrentamento do seu futuro profissional no cotidiano das escolas no mundo contemporâneo e um dos caminhos seria a apropriação da ideia da promoção de inovações pedagógicas. O objetivo geral, portanto, é incrementar a metodologia da didática clínica para desenvolvimento pelos professores, inicialmente, de Psicologia da Educação, na formação de professores nos cursos de Pedagogia. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa que realizará um Estudo de Caso, considerando-se como instrumentos para isso, os encontros em grupo que serão realizados. Os sujeitos da pesquisa, serão alunos e professores das turmas da disciplina Psicologia da Educação, no curso de Pedagogia de uma universidade pública, que será, portanto, o local da pesquisa. Entendemos que os resultados dessa investigação trarão contribuições para a formação inicial dos alunos dos cursos de Pedagogia da universidade em questão, mas também, em um formato almejado para o futuro, como extensão, contribuirá como uma formação em serviço ou continuada, junto a professoras(es) da educação básica de um modo geral.

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Biografia do Autor

Merie Bitar Moukachar , niversidade do Estado de Minas Gerais

Professora do Curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação, Campus Belo Horizonte, da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/CBH/UEMG) e do Curso de Psicologia, do Centro Universitário UNA, Campus Belo Horizonte e Contagem.

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Publicado

2021-12-10

Como Citar

Bitar Moukachar , M. . (2021). PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE UMA DIDÁTICA CLÍNICA . Revista De Estudos Interdisciplinares , 3(4), 128–152. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/258

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