ARMÁRIO NUNCA MAIS

APONTAMENTOS SOBRE GÊNERO, CURRÍCULO E CENSURA

Visualizações: 317

Autores

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Educação Básico, Censura

Resumo

O presente trabalho é fruto das indagações e questionamentos levantados nas discussões do projeto de pesquisa “Fronteiras das Relações de Gênero em Contexto Escolar” e do programa de extensão “Mulheres sem Fronteiras”, vinculado do GEEP - Grupo de Pesquisa em Gênero, Ética, Educação e Política, que trabalham a temática da inserção dos temas gênero e sexualidade nos currículos escolares, principalmente no ambiente de formação básico. Tais apontamentos são pertinentes, também, em vista da expansão do acolhimento e da criação de políticas públicas de inclusão dentro de sala de aula, o que oportuniza o trabalho em prol de uma compreensão ainda maior sobre as diversas formas de ser e existir. Ademais, com o surgimento de movimentos como a “Escola sem Partido” e o combate à “Ideologia de Gênero”, se vê a necessidade de identificação e exploração destes temas de forma concisa em ambientes de formação, enquanto forma de embate aos cenários de censura, cada vez mais recorrentes no país, como no caso da Bienal do RJ e da cartilha em São Paulo. Para tanto, utiliza-se uma metodologia qualitativa, de cunho bibliográfica, documental e exploratória para verificação das tentativas de censura nos currículos escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ewerton da Silva Ferreira, Universidade Federal do Pampa

Universidade Federal do Pampa

Gregório Avanzi Pelegrino, Universidade Federal do Pampa

Universidade Federal do Pampa

Jaqueline Carvalho Quadrado, Universidade Federal do Pampa

Universidade Federal do Pampa

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação?. São Paulo: Brasiliense, 2007.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm>. Acesso em: 18 de Outubro de 2019.

CORREIA, Gilvane Belem. Deficiência, Conhecimento e Aprendizagem: Uma análise relativa à produção acadêmica sobre Educação Especial e Currículo. 2016. 186 f. Dissertação Mestrado em Educação - Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do

Sul, Porto Alegre.

PIOVESAN, Flávia. Direitos Humanos e o Direito Constitucional Internacional. 4. ed. São Paulo: Max Limonad, 2000.

SAVELI, Esmeria Lourdes. A educação obrigatória nas constituições brasileiras e nas leis educacionais delas derivadas. Revista Contrapontos – Eletrônica, v.10, n.2, p. 129-146.2010.

SEFFNER, Fernando. Escola para todos: mesmo para aqueles que manifestam diferenças em sexo e gênero. In. SILVA, Fabiane Ferreira da; MELLO, Elena Maria Billig. Corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais na educação. Uruguaiana - RS: UNIPAMPA, 2011a.

SEFFNER, Fernando. Um bocado de sexo, pouco giz, quase nada de apagador e muitas provas: cenas escolares envolvendo questões de gênero e sexualidade. Revista Estudos Feministas, v. 19, p. 561-572, 2011b.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

Downloads

Publicado

2021-06-01

Como Citar

Ferreira, E. da S., Pelegrino, G. A., & Quadrado, J. C. (2021). ARMÁRIO NUNCA MAIS: APONTAMENTOS SOBRE GÊNERO, CURRÍCULO E CENSURA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 2(1). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/23

Artigos Semelhantes

<< < 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.