FORMAÇÃO DOCENTE E PRODUÇÃO DE VÍDEO ESTUDANTIL: UM OLHAR A PARITR DA REALIDADE ESCOLAR

Visualizações: 264

Autores

  • Vânia Dal Pont Pereira da Silva
  • Maristani Polidori Zamperetti

Palavras-chave:

Aprendizagem; Produção de Vídeo; Formação Docente.

Resumo

O artigo apresenta e discute resultados de uma pesquisa realizada com professores da rede municipal de ensino do estado do Rio Grande do Sul, sobre a produção de vídeo estudantil e a formação docente. Os dados foram coletados juntamente ao projeto de Extensão de Produção de Vídeo Estudantil da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) em agosto de 2019. Discute-se o crescimento da produção de vídeo dentro do contexto escolar como possibilidade de aprendizagem e se faz uma aproximação com a realidade vivenciada pelos jovens nas experiências oferecidas pelas escolas. Observou-se o distanciamento das tecnologias na formação docente e verificou-se que o percurso realizado pelos docentes que se envolvem com a produção de vídeo é vivenciado de forma autônoma. Ainda foi possível detectar algumas contribuições da produção de vídeo no âmbito escolar e as dificuldades encontradas na formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANATEL. Agência Nacional de Telecomunicações. Disponível em: https://www.anatel.gov.br/dados/destaque-1. Acesso em: 23 jul. 2019.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2018. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/box_popclock.php. Acesso em: 23 jul. 2019.

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática na Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

BORBA, M. C.; VILLARREAL, M. E. Humans-With-Media and the Reorganizationof Mathematical Thinking: informationand communication Technologies, modeling, experimentation and visualization. v. 39, New York: Springer, 2005.

CBPEV. Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil. 2016. Disponível em: https://videoestudantil.com.br/livro-cbpve/. Acesso em: 30 set. 2019.

DANTAS, T. "Youtube" – Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/informatica/youtube.htm. Acesso em: 04 out. 2019.

EXAME. Revista on-line. 2014. Disponível em: https://goo.gl/fRq3L2. Acesso em: 24 jun. 2019.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 38 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.

FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. São Paulo: Paz e Terra. 1976.

MCLUHAN, M. A Galáxia de Gutenberg: a formação do homem tipográfico. São Paulo: Nacional, 1972.

PEREIRA, J. ; JANHKE, G. Produção de vídeo nas escolas: educar com prazer. Pelotas: ErdFilmes, 2012.

PEREIRA,J. ; DAL PONT, V. Como Fazer Vídeo Estudantil na Prática de sala de aula. 1 ed. Pelotas: UFPEL, 2018.

PEREIRA, J. ; MATTOS, D. P. A Utilização das Tecnologias na Prática da Sala de Aula: Entre Práticas e Teorias que se Distanciam. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO, 2017, UNESP/SP. Anais do VI Congresso Brasileiro de Educação: v.3 educação e formação humana: práxis e transformação social: relato de pesquisas. Online. 2017. Disponível em: http://www.cbe-unesp.com.br/2017/pages/anais_cbe_v03.pdf. Acesso em: 30 set. 2019, p.860-867.

PORTO, T. M. E. Pesquisa-ensino: relação universidade/escola e articulação teoria/prática. In: PENTEADO, H. D. ; GARRIDO, E. (orgs.). A pesquisa-ensino: a comunicação escolar na formação do professor. São Paulo: Paulinas, 2010.

UFPel. Universidade Federal de Pelotas. Projeto de Produção de Vídeo Estudantil. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/producaodevideo/. Acesso em: 22 agost. 2019.

ZAMPERETTI, M. P.; ROSSI, F. D. Tecnologias e ensino de Artes Visuais – apontamentos iniciais da pesquisa. Holos (Natal. Online), v. 8, 2016. https://doi.org/10.15628/holos.2015.2031. p. 190-200.

Downloads

Publicado

2021-09-03

Como Citar

Dal Pont Pereira da Silva , V. ., & Polidori Zamperetti , M. . (2021). FORMAÇÃO DOCENTE E PRODUÇÃO DE VÍDEO ESTUDANTIL: UM OLHAR A PARITR DA REALIDADE ESCOLAR. Revista De Estudos Interdisciplinares , 3(3), 118–128. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/201

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.