UMA EXPERIÊNCIA DE TRANSIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS EM “LER PARA APRENDER”

Visualizações: 206

Autores

  • Alberto Lopo Montalvão Neto
  • Néstor Alexander Zambrano González
  • Bruna Caires Delgado

Palavras-chave:

Leitura e escrita; Interpretação de textos acadêmicos; Educação a Distância; ProFIS.

Resumo

Questões sobre leitura e escrita são comuns em estudos científicos e são pautas presentes em documentos educacionais, como a LDB (1996), os PCN (1998) e a BNCC (2017). Tais documentos colocam essas questões como eixos a serem trabalhados em todos os níveis de ensino, evidenciando que trata-se de uma preocupação das políticas públicas nacionais. Neste trabalho, refletimos sobre uma experiência didática em andamento na disciplina de leitura, escrita e interpretação de textos acadêmicos, oferecida no Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) da Universidade Estadual de Campinas (CARNEIRO et al.,2017). A disciplina possui uma parte teórica e outra prática, sendo a última o foco de nossas discussões. Abordando diferentes modalidades de documentação de textos acadêmicos, são desenvolvidos os seguintes aspectos: a) pesquisa e seleção de textos utilizando operadores de busca na internet; b) registro de fontes bibliográficas, a partir da elaboração de referências e uso de normas da ABNT; c) leitura e interpretação dos textos, pela prática do mapeamento; d)elaboração de síntese de textos, em resumos e fichamentos compostos por paráfrases e citações; e) leitura e compreensão do movimento argumentativo; f) argumentação em práticas de escrita. Resultados preliminares deste estudo apontam para a compreensão dos desafios enfrentados na transposição de um modelo baseado em “Ler para aprender”, planejado em moldes presenciais, para a Educação a Distância (EaD). Dados os direcionamentos do isolamento social, do atual contexto pandêmico, o curso tem sua primeira experiência a distância. Assim, a disciplina passa a ser mediada pelas tecnologias digitais e a construção das aulas permeia o trabalho remoto que envolve as interações docente-colaboradores-discentes. Por isso, considera-se que os diálogos aqui propostos podem ser férteis para pensar as relações de ensino e aprendizagem de leitura e escrita acadêmica em ambientes virtuais, para próximos semestres da disciplina e para os demais interessados na temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 1996. Disponível em:<http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/70320>. Acesso em: 27 maio. 2020.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental, 1998. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>.

Acesso em: 27 maio. 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/>. Acesso em: 27 maio. 2020.

CARNEIRO, Ana Maria; TELLES, Stella Silva; ANDRADE, Cibele Yahn de; SIMÕES, Tania Patricia; CAMELO, Ana Paula; YAMAKI, Marcelo Daisuke; PETROPOULEAS, Suzana; BIN, Adriana. A avaliação continuada do Programa de Formação Interdisciplinar Superior da

Unicamp (ProFIS): contribuições do estudo longitudinal. Caderno de pesquisa NEPP, n. 85, dez. 2017.

Downloads

Publicado

2021-08-23

Como Citar

Lopo Montalvão Neto, A. ., Alexander Zambrano González, N. ., & Caires Delgado, B. . (2021). UMA EXPERIÊNCIA DE TRANSIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS EM “LER PARA APRENDER”. Revista De Estudos Interdisciplinares , 2(6). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/184

Edição

Seção

RESUMOS I SEMINÁRIO ON-LINE DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES

Artigos Semelhantes

<< < 29 30 31 32 33 34 35 36 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.