DIALOGISMO E PRODUÇÃO DE SENTIDOS DE IDENTIDADE NA CAMPANHA “INSTITUTOS FEDERAIS, A CARA DO BRASIL”
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https://doi.org/10.56579/rei.v7i1.1665Palavras-chave:
Dialogismo, Gêneros discursivos, Identidade, Institutos Federais, Mídias SociaisResumo
O artigo aborda sobre os processos de construção identitária a partir de diferentes mídias. Objetiva analisar a produção de sentidos sobre identidade com relação aos Institutos Federais (IF), no que tange à comunicação institucional em mídias sociais digitais. Para tanto, analisa uma postagem no Instagram do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) contendo documentário da campanha “Institutos Federais, a Cara do Brasil”, produzida pelo Ministério da Educação (MEC) em alusão aos 15 anos dessas instituições. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, fundamentada nos estudos de identidade (HALL, 2000); gêneros discursivos e dialogismo (BAKHTIN, 2016). Após seleção de trechos do documentário e do texto da publicação, os dados coletados foram analisados à luz da análise do discurso, com base no dialogismo como essência da produção de sentidos no processo comunicacional. Considera-se a materialidade analisada indicadora de uma estratégia de comunicação projetada para fortalecer a identidade dos Institutos por meio das mídias digitais. Mesclando relatos e imagens de pessoas diversas, representantes das cinco regiões do Brasil e que possuem vínculo com algum IF, o documentário intenciona demonstrar que os institutos fazem jus ao slogan da campanha, ou seja, têm “a cara do Brasil”.
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