DIALOGISMO E PRODUÇÃO DE SENTIDOS DE IDENTIDADE NA CAMPANHA “INSTITUTOS FEDERAIS, A CARA DO BRASIL”

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Autores

  • Cristine Stella Thomas Universidade Feevale e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0003-1694-8552
  • Cristina Ennes da Silva Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v7i1.1665

Palavras-chave:

Dialogismo, Gêneros discursivos, Identidade, Institutos Federais, Mídias Sociais

Resumo

O artigo aborda sobre os processos de construção identitária a partir de diferentes mídias. Objetiva analisar a produção de sentidos sobre identidade com relação aos Institutos Federais (IF), no que tange à comunicação institucional em mídias sociais digitais. Para tanto, analisa uma postagem no Instagram do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) contendo documentário da campanha “Institutos Federais, a Cara do Brasil”, produzida pelo Ministério da Educação (MEC) em alusão aos 15 anos dessas instituições. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, fundamentada nos estudos de identidade (HALL, 2000); gêneros discursivos e dialogismo (BAKHTIN, 2016). Após seleção de trechos do documentário e do texto da publicação, os dados coletados foram analisados à luz da análise do discurso, com base no dialogismo como essência da produção de sentidos no processo comunicacional. Considera-se a materialidade analisada indicadora de uma estratégia de comunicação projetada para fortalecer a identidade dos Institutos por meio das mídias digitais. Mesclando relatos e imagens de pessoas diversas, representantes das cinco regiões do Brasil e que possuem vínculo com algum IF, o documentário intenciona demonstrar que os institutos fazem jus ao slogan da campanha, ou seja, têm “a cara do Brasil”.

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Biografia do Autor

Cristine Stella Thomas, Universidade Feevale e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Aluna do Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale. E-mail: cristinethomas83@gmail.com

Cristina Ennes da Silva, Universidade Feevale

Doutora em História Ibero-Americana pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Docente do Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale.

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Publicado

2025-01-31

Como Citar

Stella Thomas, C., & Silva, C. E. da. (2025). DIALOGISMO E PRODUÇÃO DE SENTIDOS DE IDENTIDADE NA CAMPANHA “INSTITUTOS FEDERAIS, A CARA DO BRASIL”. Revista De Estudos Interdisciplinares , 7(1), 01–15. https://doi.org/10.56579/rei.v7i1.1665

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