INCLUSÃO E SUSTENTABILIDADE
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NUMA TURMA DE ENSINO REGULAR DE VITÓRIA/ES
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https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1653Palavras-chave:
Ensino Fundamental, Práticas Pedagógicas, InclusãoResumo
A abordagem pedagógica objetivou desenvolver ações interdisciplinares centradas na criação, acompanhamento e nos desdobramentos de uma horta escolar, consoante à necessidade do aprofundamento de conhecimentos básicos e habilidades necessárias para a continuidade do processo de aprendizagem, bem como promover a inclusão de estudantes com Transtornos do Espectro Autista (TEA), em turma regular de ensino. Inicialmente foi concebida para ensinar conteúdos curriculares de Língua Portuguesa e Matemática para uma turma de 4º ano e ampliada para outras áreas, como Ciências, História e Geografia. Trata-se de um estudo qualitativo de abordagem participante e exploratória. A proposta destacou-se por oferecer uma abordagem diferenciada, significativa e integrada, ao mesmo tempo em que considerava as defasagens de aprendizagem da turma e dos estudantes com TEA, para além das disciplinas tradicionais. Essa abordagem está alinhada com as ideias de Chassot (2000), Jacobi (2003, 2005), teóricos que defendem uma educação científica contextualizada e significativa para todos os estudantes. Observou-se que a maioria dos estudantes apropriou-se dos conhecimentos relativos às disciplinas curriculares, principalmente devido à utilidade prática dos conteúdos na horta e ao trabalho teório-prático realizado. Os estudantes aplicaram os conhecimentos construídos em situações cotidianas, facilitando a compreensão do mundo e das ações humanas para com o meio.
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Referências
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