USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DA ANATOMIA HUMANA

UMA OVERVIEW

Visualizações: 30

Autores

  • Sabrina Priscila de Souza Xavier Universidade de Pernambuco https://orcid.org/0009-0007-6610-4223
  • Jefferson Aires Falcão Universidade de Pernambuco
  • Pedro Henrique Mafra Nogueira dos Santos Batista Universidade de Pernambuco
  • Tatiany Cíntia da Silva Brito Universidade de Pernambuco
  • Aurélio Molina da Costa Universidade de Pernambuco
  • Claudinalle Farias Queiroz de Souza Universidade de Pernambuco https://orcid.org/0000-0003-1541-3089

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v7i2.1638

Palavras-chave:

Anatomia, Educação Médica, Educação em Saúde, Tecnologia Educacional, Desenvolvimento Tecnológico

Resumo

Resumo: introdução: as transformações no campo da saúde, caracterizadas pela introdução de novas disciplinas e a transição para métodos de ensino baseados em competências, exerceram um impacto substancial no ensino de anatomia. Assim, observa-se uma mudança no papel desempenhado pela dissecação cadavérica, que incorporou as tecnologias contemporâneas, como modelos plásticos e pacotes multimídia. Nesse cenário, a inclusão da tecnologia nos programas educacionais demanda uma abordagem meticulosa embasada. Diante desse cenário, este estudo tem por objetivo a investigação do uso das tecnologias no ensino da anatomia humana para acadêmicos da área da saúde, com ênfase nas ferramentas tecnológicas usadas e nos resultados obtidos. Metodologia: foi realizada uma overview da literatura com estudos publicados nos últimos 10 anos. Foram incluídos estudos do tipo artigo com acesso gratuito. Os descritores DeCSMeSH utilizados e suas combinações foram aplicadas nas bases de dados Medline (via Pubmed), Lilacs e Scielo. A seleção dos artigos foi feita na plataforma Rayyan, conforme critérios de inclusão e exclusão estabelecidos, de forma blindada por dois avaliadores. Ao final do processo, 8 artigos foram incluídos. Resultados: os resultados obtidos foram descritos em texto e organizados em um quadro. Os dados observados demonstraram o uso crescente de tecnologias no ensino da anatomia humana, com enfoque para o uso de computadores, tablets, recursos 3D e de realidade aumentada. Conclusão: o panorama atual de ensino na área da saúde revela inclinação à adoção de tecnologias educacionais inovadoras. As metodologias que incorporam tecnologia aos ambientes tradicionais de laboratórios de anatomia têm se mostrado eficazes, promovendo satisfação, autoconfiança e envolvimento dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Priscila de Souza Xavier, Universidade de Pernambuco

Graduação em Medicina, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade de Pernambuco, Recife-PE

Jefferson Aires Falcão, Universidade de Pernambuco

Graduação em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (FCM-UPE).

Pedro Henrique Mafra Nogueira dos Santos Batista, Universidade de Pernambuco

Graduação em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (FCM-UPE).

Tatiany Cíntia da Silva Brito, Universidade de Pernambuco

Graduação em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (FCM-UPE).

Aurélio Molina da Costa, Universidade de Pernambuco

Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (FCM-UPE).

Claudinalle Farias Queiroz de Souza, Universidade de Pernambuco

Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco (FENSG-UPE).

Referências

BERGMAN, E. M et al. How much anatomy is enough?. Anatomical sciences education, v. 1, n. 4, p. 184-188, 2008.

CRAIG, Steven et al. Review of anatomy education in Australian and New Zealand medical schools. ANZ journal of surgery, v. 80, n. 4, p. 212-216, 2010.

DRAKE, Richard L. et al. Medical education in the anatomical sciences: The winds of change continue to blow. Anatomical sciences education, v. 2, n. 6, p. 253-259, 2009.

FLEXNER, Abraham. Medical education in the United States and Canada: A report to the Carnegie Foundation for the Advancement of Teaching.[Selections]. Carnegie Foundation for the Advancement of Teaching., 1910.

FRYER, AW, Hemmer PA. 2012. Modelos de avaliação de programas e teorias relacionadas: guia AMEE No. 67. Med Teach 34:288–299.

Ghosh SK. Human cadaveric dissection: a historical account from ancient Greece to the modern era. Anat Cell Biol. 2015;48(3):153–69.

Jang S, Vitale JM, Jyung RW, Black JB. A manipulação direta é melhor do que a visualização passiva para aprender anatomia em um ambiente de realidade virtual tridimensional. Computação. Educ. 2017;106:150-65.

Kapralos B, Uribe-Quevedo A, Dubrowski A. Immersive technologies for medical education. In: Lee N, editor. Encyclopedia of computer graphics and games. Ney York City: Springer International Publishing; 2018. pp. 1–8.

Louw G, Eizenberg N, Carmichael SW. The place of anatomy in medical education: AMEE guide no 41. Med Teach. 2009;31:373–86.

Mangina E. 3D learning objects for augmented/virtual reality educational ecosystems. 2017 23rd International Conference on Virtual System & Multimedia; VSMM'17; Octover 31-November 4, 2017; Dublin. IEEE; 2017. pp. 1–6.

McLachlan JC, Bligh J, Bradley P, Searle J. Teaching anatomy without cadavers. Med Educ. 2004;38(4):418–24.

Muller JH, Jain S, Loeser H, Irby DM. Lessons learned about integrating a medical school curriculum: perceptions of students, faculty and curriculum leaders. Med Educ. 2008;42:778–85.

Papa V, Vaccarezza M. Teaching anatomy in the XXI century: new aspects and pitfalls. Sci World J. 2013;7(2013):310348.

Salzman MC, Dede C, Loftin RB, Chen J. A model for understanding how virtual reality aids complex conceptual learning. Presence (Camb). 1999;8(3):293–316.

Turney BW. Anatomy in a modern medical curriculum. The Annals of The Royal College of Surgeons of England. 2007;89(2):104-7.

McKeough DM, Bagatell N. Attitudes of health care students about computeraided neuroanatomy instruction. J Allied Health. 2009;38(4):189–95

Ryan, Grace V et al. Learning Outcomes of Immersive Technologies in Health Care Student Education: Systematic Review of the Literature. Journal of medical Internet research vol. 24,2 e30082, 2022.

Rodríguez-Abad, Carlos et al. “A Systematic Review of Augmented Reality in Health Sciences: A Guide to Decision-Making in Higher Education.” International journal of environmental research and public health vol. 18,8 4262, 2021.

BOFF, Tália Cássia et al. O uso da tecnologia no ensino da anatomia humana: revisão sistemática da literatura de 2017 a 2020. Medicina (Ribeirão Preto), v. 53, n. 4, p. 447-455, 2020.

OSORIO-TORO, Sonia; RODRIGUEZ-CAMPO, Alejandro; RAMIREZ-MALULE, Howard. Bibliometric Analysis of Global Research Output on Teaching and Learning of Human Anatomy. Int. J. Morphol., Temuco , v. 40, n. 3, p. 789-795, 2022 .

Zitzmann, Nicola U et al. “Digital Undergraduate Education in Dentistry: A Systematic Review.” International journal of environmental research and public health vol. 17,9 3269. 7 May. 2020, doi:10.3390/ijerph17093269

GARCIA, Leonardo Steven; ZUNIGA, Janneth; PEREZ-TREJOS, Luz Edith. Las Tecnologías E-Learning y TIC en el Aprendizaje a Largo Plazo de la Anatomía Humana en Estudiantes del Área de la Salud: Una Revisión de la Literatura. Int. J. Morphol., Temuco , v. 39, n. 2, p. 396-400, 2021.

Clunie, Lauren et al. “How comprehensive are research studies investigating the efficacy of technology-enhanced learning resources in anatomy education? A systematic review.” Anatomical sciences education vol. 11,3 (2018): 303-319.

Rengier F, Mehndiratta A, Von Tengg-Kobligk H, Zechmann CM, Unterhinninghofen R, Kauczor HU, et al. 3D printing based on imaging data: review of medical applications. International journal of computer assisted radiology and surgery. 2010; 5(4), 335-341.

NARNAWARE, Yuwaraj; NEUMEIER, Melanie. Second‐year nursing students’ retention of gross anatomical knowledge. Anatomical sciences education, v. 13, n. 2, p. 230-236, 2020.

AZER, Samy A.; AZER, Sarah. 3D anatomy models and impact on learning: a review of the quality of the literature. Health professions education, v. 2, n. 2, p. 80-98, 2016.

Marsh KR, Giffin BF, Lowrie Jr DJ. Medical student retention of embryonic development: impact of the dimensions added by multimedia tutorials. Anat Sci Ed. 2008;1(6):252–7

Carbonell Carrera, C.; Bermejo Asensio, L.A. Landscape interpretation with augmented reality and maps to improve spatial orientation skill. J. Geogr. High. Educ. 2017, 41, 119–133.

Aziz MA, Mckenzie JC, Wilson JS, Cowie RJ, Ayeni SA, Dunn BK. The human cadaver in the age of biomedical informatics. The Anatomical Record: An Official Publication of the American Association of Anatomists. 2002; 269(1), 20-32.

Downloads

Publicado

2025-04-17

Como Citar

Xavier, S. P. de S., Falcão, J. A., Batista, P. H. M. N. dos S., Brito, T. C. da S., Costa, A. M. da, & Souza, C. F. Q. de. (2025). USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DA ANATOMIA HUMANA: UMA OVERVIEW. Revista De Estudos Interdisciplinares , 7(2), 01–14. https://doi.org/10.56579/rei.v7i2.1638

Artigos Semelhantes

<< < 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)