ETNOMATEMÁTICA E LÍNGUA MATERNA NA FORMAÇÃO LICENCIADA COM POVOS ORIGINÁRIOS

Visualizações: 195

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1530

Palavras-chave:

Etnomatemática indígena, Diversidade cultural, Bilinguismo/Multilinguismo, Ensino e aprendizagem

Resumo

O Programa Etnomatemática investiga a natureza do conhecimento matemático em suas dimensões histórica, política, epistemológica, conceitual, cognitiva e educacional. O reconhecimento e a valorização dos saberes e fazeres dos distintos grupos étnicos são condições sine qua non das pesquisas no campo da Formação de Professores Indígenas. Neste artigo, o objetivo é discutir a dimensão educacional da Etnomatemática a partir da formação licenciada de professores indígenas. O referencial teórico é fundamentado na Etnomatemática como programa de pesquisa. A metodologia foi conduzida por uma pesquisa qualitativa participante, centrada em uma atividade que visa estabelecer a relação entre linguagem matemática e língua materna. Os resultados indicam contribuições para o ensino e a aprendizagem de matemáticas sob a ótica bilíngue/multilíngue, intercultural, comunitária e da autodeterminação; e revelam práxis na formação inicial de professores relacionadas ao currículo dinâmico, ao diálogo de conhecimentos e às estratégias pedagógicas inspiradas na diversidade sociocultural indígena. Conclui-se que a dimensão educacional da Etnomatemática se apresenta como possibilidade de diálogo entre os saberes científicos e ancestrais na produção do conhecimento escolar entre as comunidades tradicionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane do Socorro dos Santos Nery, Universidade Federal do Amapá

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora Adjunta da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).  Líder do Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação Intercultural em Ciências da Natureza e Matemáticas (GECIM).

Referências

BRANDÃO, C. R. (org.). Pesquisa participante. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.

D’AMBROSIO, U. A dinâmica cultural no encontro do velho e do novo mundo. Eä - Journal of Medical Humanities & Social Studies of Science and Technology, Buenos Aires, v. 1, n. 1, p. 1-29, ago. 2009. Disponivel em: http://www.ea-journal.com/art/A-dinamica-cultural-no-encontro-Velho-Novo-Mundo.pdf?origin=publication_detail. Acesso em: 12 ago. 2019.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. (Coleção Tendências em Educação Matemática).

D'AMBROSIO, U. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, p. 99-120, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000100008

GALLOIS, D. T.; GRUPIONI, D. F. Povos indígenas no Amapá e norte do Pará: quem são, onde estão, quantos são, como vivem e o que pensam? São Paulo: Iepé, 2003.

HALL, S. The work of representation. In: HALL, S. (ed.). Representation: Cultural Representations and Signifying Practices. London: Sage Publications, 1997.

IEPÉ. INSTITUTO DE PESQUISA E FORMAÇÃO INDÍGENA. Áreas protegidas – Amapá e norte do Pará. 2016.

NERY, C. S. S. Formação Inicial de Professores(as) Indígenas em Diálogos Integradores de Aprendizagem na Objetivação Cultural. Tese (Doutorado em Educação e Ciências e Matemáticas) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023.

NERY, C. S. S.; MENDES, I. A. A difícil arte de ser professor indígena: o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 30-46, 2023. DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.70480. Disponivel em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/70480. Acesso em: 22 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.12957/riae.2023.70480

NERY, C. S. S.; NERY, V. S. C. Saberes, experiências e desafios na formação de professores indígenas no Amapá. Sapiens, Carangola-MG, v. 2, n. 1, p. 154-165, jan./jun. 2020. Disponivel em: https://revista.uemg.br/index.php/sps/article/view/5092. Acesso em: 22 mar. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena. UNIFAP, Oiapoque, AP, 2019.

VERGANI, T. Educação Etnomatemática: o que é? Natal: Flecha do Tempo, 2007.

Downloads

Publicado

2024-10-04

Como Citar

do Socorro dos Santos Nery, C. (2024). ETNOMATEMÁTICA E LÍNGUA MATERNA NA FORMAÇÃO LICENCIADA COM POVOS ORIGINÁRIOS. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(3), 01–16. https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1530

Edição

Seção

DOSSIÊ PRÁTICAS EDUCATIVAS NO SÉCULO XXI: DIÁLOGOS SOBRE LINGUAGENS, SABERES E INCLUSÃO

Artigos Semelhantes

<< < 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.