FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

O HABITUS ENQUANTO ELEMENTO OPERANTE NAS PRÁTICAS DOCENTES

Visualizações: 78

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1482

Palavras-chave:

Formação De Professores, Habitus Professoral, Habitus Estudantil

Resumo

Este artigo objetiva discutir elementos que fazem parte do fazer pedagógico “como fazer”, que operam na invisibilidade durante as práticas docentes, de modos singulares e plurais, norteando as ações cotidianas de professores de forma “inconsciente”, em fases distintas da carreira. Tem como elemento central desta discussão o conceito de habitus, diante de um olhar sociológico a partir das contribuições de Pierre Bourdieu, o qual será dialogado com a psicologia cognitivista, visando a partir da reflexão sobre a prática, a possibilidade de ressignificação do conhecimento que é mobilizado durante a ação, entendendo o habitus elemento de grande potencial na construção de conhecimentos operacionais da prática docente, contribuindo assim com uma formação inicial mais sólida aos futuros professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Cristina Bueno Bichof, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Aluna do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". 

Referências

ALTET, M. As competências do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas de ação e adaptação, saber analisar. In: PAQUAY, L.;PERRENOUD. P.; ALTET, M.; CHARLIER, E.(Orgs.). Formando professores profissionais. Quais estratégias? Quais competências? Porto alegre: ARTMED, 2001. p.23-36.

BOURDIEU, P. Esboço de uma teoria da prática. In: ORTIZ, R. (org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Olho d’água, p. 38-72, 2003. Tradução de Paula Montero e Alicia Auzmendi.

BOURDIEU, P. Gostos de classe e estilos de vida. In: ORTIZ, R. (org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, p.73-111, 2003. Tradução de Paula Montero e Alicia Auzmendi.

CHARTIER, A. M. A ação docente: entre saberes práticos e saberes teóricos. In. CHARTIER, A. M. Práticas de leitura e escrita: história e atualidade. Belo Horizonte: Ceale/Autêntica, 2007. p. 185-207.

CIFALI, M. Le lien éducatif: contre-jour psychanalytique. Paris: PUF, 1994.

DAY, Christopher. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Portugal: Porto Editora, LDA, 2001.

GÓMEZ, A. P. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, Antonio (org.). Os professores e sua formação. Portugal: Publicações Dom Quixote, p. 93-114, 1992.

FREIDSON, E. Renascimento do profissionalismo: teoria, profecia e política. São Paulo: EDUSP, 1998.

GAUTHIER, C. et. al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional. In: NÓVOA, A. (Org.) Vida de professores. Porto: Porto Editora, 1992.

MARCELO, C. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, Antonio (org.). Os professores e sua formação. Portugal: Publicações Dom Quixote, p. 51-76, 1992.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, Antonio (org.). Os professores e sua formação. Portugal: Publicações Dom Quixote, p. 15-34, 1992.

PASTRÉ, P.; MAYEN, P.; VERGNAUD, G. La didactique professionnelle. Revue française de pédagogie, n. 154, p. 145-198, 2006.

PERRENOUD, P. O trabalho sobre o habitus na formação de professores: análise das práticas e tomada de consciência. In: PAQUAY, L.; PERRENOUD, P.; ALTET, M.; CHARLIER, E. (Orgs.). Formando professores profissionais. Quais estratégias? Quais competências? Porto alegre: ARTMED, 2001. p.135-160.

PIAGET J. (1974). La prise de conscience.Paris : PUF.1974.

SARTI, F. M. Parceria intergeracional e formação docente. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, n. 2, p. 133-152, 2009.

SARTI, F. M. Relações intergeracionais e alternância na formação docente: considerações a partir de uma proposta de estágio supervisionado. Cadernos de educação -UFPel, v. 46, p. 83-99, 2013.

SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antonio (org.). Os professores e sua formação. Portugal: Publicações Dom Quixote, p. 77-92, 1992.

SILVA, M. O habitus professoral: o objeto dos estudos sobre o ato de ensinar na sala de aula. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro , n. 29, p. 152-163, ago. 2005.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

THOMPSON, E. P. A miséria da teoria ou um planetário de erros. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

VALLI, L. Reflective Teacher Education. Cases and critiques. New York State: University of New York Press, 1992.

VEENMAN, S. Perceived Problems of Beginning Teachers. Review of Educacional Research, [S.I.], v. 54, n. 2, p. 143-178,1984.

VYGOTSKI L. S. Pensée et langage. Paris : La Dispute[1re éd. 1934].1997.

Downloads

Publicado

2024-08-22

Como Citar

Bichof, M. C. B. (2024). FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: O HABITUS ENQUANTO ELEMENTO OPERANTE NAS PRÁTICAS DOCENTES. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(2), 01–19. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1482

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Artigos Semelhantes

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.