AUXÍLIO CRECHE E A PERMANÊNCIA MATERIAL E SIMBÓLICA DE ALUNAS BENEFICIÁRIAS
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https://doi.org/10.56579/rei.v7i1.1203Palavras-chave:
Políticas Públicas, Assistência Estudantil, Permanência, Estudantes-mãesResumo
O objetivo geral deste estudo é compreender a eficácia do Auxílio Creche na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) em relação à permanência material e simbólica das beneficiárias, considerando as perspectivas das estudantes e dos profissionais da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE). Os objetivos específicos incluem contextualizar a trajetória da assistência estudantil no Brasil e na UFERSA e avaliar o Auxílio Creche em comparação com outras políticas de assistência estudantil oferecidas pela instituição. Adotando abordagens qualitativas, descritivas e exploratórias, realizou-se uma pesquisa de estudo de caso, incluindo entrevistas, análise documental e observação. O estudo envolveu a participação de sete estudantes-mães e cinco servidores da PROAE. Os resultados destacam a importância do Auxílio Creche para garantir a permanência material das beneficiárias, embora sua insuficiência financeira e a falta de acumulação com outras atividades remuneradas tenham implicações negativas no desempenho acadêmico. No que tange à permanência simbólica, evidencia-se uma carência de ações promotoras de pertencimento e integração na vida acadêmica. Dessa forma, conclui-se que a assistência estudantil deve ampliar suas medidas para além do suporte financeiro, visando atender às necessidades das estudantes-mães e promover uma participação mais abrangente na vida acadêmica, considerando tanto aspectos materiais quanto simbólicos.
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