AUXÍLIO CRECHE E A PERMANÊNCIA MATERIAL E SIMBÓLICA DE ALUNAS BENEFICIÁRIAS

Visualizações: 2

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v7i1.1203

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Assistência Estudantil, Permanência, Estudantes-mães

Resumo

O objetivo geral deste estudo é compreender a eficácia do Auxílio Creche na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) em relação à permanência material e simbólica das beneficiárias, considerando as perspectivas das estudantes e dos profissionais da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE). Os objetivos específicos incluem contextualizar a trajetória da assistência estudantil no Brasil e na UFERSA e avaliar o Auxílio Creche em comparação com outras políticas de assistência estudantil oferecidas pela instituição. Adotando abordagens qualitativas, descritivas e exploratórias, realizou-se uma pesquisa de estudo de caso, incluindo entrevistas, análise documental e observação. O estudo envolveu a participação de sete estudantes-mães e cinco servidores da PROAE. Os resultados destacam a importância do Auxílio Creche para garantir a permanência material das beneficiárias, embora sua insuficiência financeira e a falta de acumulação com outras atividades remuneradas tenham implicações negativas no desempenho acadêmico. No que tange à permanência simbólica, evidencia-se uma carência de ações promotoras de pertencimento e integração na vida acadêmica. Dessa forma, conclui-se que a assistência estudantil deve ampliar suas medidas para além do suporte financeiro, visando atender às necessidades das estudantes-mães e promover uma participação mais abrangente na vida acadêmica, considerando tanto aspectos materiais quanto simbólicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larisse Rafhaely da Silva Lopes , Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Administração Publica - Profiap da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA.

Luciana Batista Sales, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Docente do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Doutora em Administração Estratégica pela PUC-PR

Adriana Martins de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Docente do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Doutora em Administração pela PUC-PR.

Jacinta Maria Grangeiro Carioca, Centro Universitário Ateneu e Centro Universitário Sete de Setembro

Docente de pós-graduação da Uniateneu (Centro Universitário Ateneu) e Uni7 (Centro Universitário Sete de Setembro). Mestre em Administração e Controladoria pela (UFC-CE).

Álvaro Fabiano Pereira de Macedo, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Docente do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Doutor em Administração PUCPR.

Referências

ALLEVATO, N. S. G.; MASOLA, W. J. Educação Superior no Brasil: Traços da História. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Cruzeiro do Sul, v. 8, n. 1, abr. 2017. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1180. Acesso em: 20 mar. 2021.

ALMEIDA, M. R. A assistência estudantil como estratégia de combate à evasão e retenção nas universidades federais: um recorte do semiárido potiguar. 2019. 232 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 2019. Disponível em:

https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28342/1/Assistenciaestudantilestrategia_Almeida_2019.pdf (ufrn.br). Acesso em: 12 abr. 2021.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 71, 2011.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 15 ago. 2020.

BRASIL. Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 de abril de 2007. 2007b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6096.htm. Acesso em: 20 ago. 2020.

BRASIL. Decreto nº 7234 de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil PNAES. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 jul. 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007- 2010/2010/Decreto/D7234.htm. Acesso em: 15 ago. 2020.

BRASIL. Lei nº 9394, de 29 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 ago. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. A democratização e expansão da educação superior no país 2003 - 2014. Brasília, 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16762-balanco-social-sesu-2003-2014&Itemid=30192. Acesso em: 1 abr. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Análise sobre a expansão das universidades federais 2003 a 2012. Brasília, 2012. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12386-analise-expansao-universidade-federais-2003-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 18 ago. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 39 de 12 de dezembro de 2007. Institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. 2007a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/portaria_pnaes.pdf. Acesso em: 20 ago. 2020.

CAVALCANTI, M. M. A. Avaliação de políticas públicas e programas governamentais– uma abordagem conceitual. Interfaces de Saberes, v. 6, n. 1, 2015. Disponível em: http://www.socialiris.org/antigo/imagem/boletim/arq48975df171def.pdf. Acesso em: 31 jan. 2022.

CONDÉ, E. S. Abrindo a Caixa: dimensões e desafios na análise de Políticas Públicas. Revista Pesquisa e Debate em Educação, v. 2, n. 2, 2013. Disponível em: https://redib.org/Record/oai_articulo2958540-abrindo-a-caixa-dimensões-e-desafios-na-análise-de-políticas-públicas. Acesso em: 28 jan. 2022.

DIAS, R.; MATOS, F. Políticas Públicas: princípios, propósitos e processos. São Paulo: Atlas, 2012.

DINIZ, R. V.; GOERGEN, P. L. Educação Superior no Brasil: panorama da contemporaneidade. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 24, n. 3, p. 573-593, Dez.2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772019000300573&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 10 mar. 2021.

DURHAM, E. R. O ensino superior no Brasil: o público e o privado. São Paulo: NUPES/USP, 2003. Disponível em: http://nupps.usp.br/downloads/docs/dt0303.pdf. Acesso em: 7 mar. 2021.

DUTRA, N. G. R.; SANTOS, M. F. S. Assistência estudantil sob múltiplos olhares: a disputa de concepções. Ensaio Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v. 25, n. 94, p. 148-181, Março. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362017000100148&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 7 mar. 2021.

FELIX, A. K. S. Assistência estudantil na contrarreforma da educação superior: uma análise do orçamento do PNAES na UFERSA. 2019. 148 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social e Direitos Sociais) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Mossoró, 2019. Disponível em:

https://www.uern.br/controledepaginas/ppgssd-dissertacoes/arquivos/2528assistašncia_estudantil_contrar_pnaes_na_ufersa.pdf. Acesso em: 10 abr. 2021.

FERRAREZI, E.; SARAVIA, E. Coletânea de Políticas públicas. v. 2. Brasília: ENAP, 2006.

FONAPRACE. Revista Comemorativa 25 Anos: histórias, memórias e múltiplos olhares / Organizado pelo Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis, coordenação, ANDIFES. – UFU, PROEX: 2012.

FONAPRACE, Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Estudantis e Comunitários. Perfil Socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das universidades federais brasileiras. Brasília, DF: FONAPRACE, 2019.

FIGUEIREDO, R. F. A assistência estudantil e a permanência das estudantes-mães na UNIFAL-MG. 2019. 158 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Universidade Federal de Alfenas, Varginha, 2019. Disponível em:

https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/bitstream/tede/1413/2/Dissertação de Raquel Ferreira de Figueiredo.pdf. Acesso em: 8 mar. 2021.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

GUEDES, M. C. A presença feminina nos cursos universitários e nas pós-graduações: desconstruindo a ideia da universidade como espaço masculino. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 15, supl., p. 117-132, jun. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/hcsm/v15s0/06.pdf. Acesso em: 26 mar. 2021.

GONÇALVES, G. C. et al. Elaboração e implementação de políticas públicas. Porto Alegre: Sagah, 2017.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da Educação Superior 2019. Brasília: MEC, 2020.

KOWALSKI, A. V. Os (des)caminhos da política de assistência estudantil e o desafio na

garantia de direitos. 2012. 180 f. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em:

http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/521. Acesso em: 8 abr. 2021.

MADSEN, N. A construção da agenda de gênero no sistema educacional brasileiro (1996-2007). 2008. 199 f. Dissertação de Mestrado (Programas de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

MANCEBO, D.; VALE, A. A.; MARTINS, T. B. Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil 1995-2010. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 20, n. 60, p. 31-50, mar. 2015. Disponível emhttp://www.scielo.br. Acesso em: 7 mar. 2021.

MARQUES, A. C. H.; CEPÊDA, V. A. Um perfil sobre a expansão do ensino superior recente no Brasil: aspectos democráticos e inclusivos. Perspectivas: Revista de Ciências Sociais, São Paulo, v. 42, abr. 2013. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/perspectivas/article/view/5944. Acesso em: 8 mar. 2021.

MARTINS, G. A.; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

MICHEL, M. H. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais: um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

NASCIMENTO, C. M. Elementos conceituais para pensar a política de assistência estudantil na atualidade. In: Fonaprace, Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis. Revista Comemorativa 25 anos: histórias, memórias e múltiplos olhares. Coordenação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes. Pró-Reitoria de Extensão: Universidade Federal de Uberlândia. 2012. Disponível em: http://www.proae.ufu.br/sites/proae.ufu.br/files/media/arquivo/revista_fonaprace_25_anos. Acesso em: 10 abr. 2021.

NASCIMENTO, C. M. A assistência estudantil consentida: tarefas teóricas. Temporalis, Brasília, ano 18, n. 36, p. 365-378, jul./dez. 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180165. Acesso em: 20 out. 2021.

PAULA, M. F. C. Políticas de democratização da educação superior brasileira: limites e desafios para a próxima década. Avaliação (Campinas), Sorocaba , v. 22, n. 2, p. 301-315, ago. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772017000200301&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 7 mar. 2021.

UFERSA. Universidade Federal Rural do Semi-árido. Resolução CONSUNI/UFERSA Nº 003/2020, de 29 de julho de 2020. Dispõe sobre a criação do Programa Institucional de Assistência Estudantil (Piae) da Universidade Federal Rural do SemiÁrido (Ufersa). Mossoró/RN: Universidade Federal Rural do SemiÁrido, 2020.

RODRIGUES, M. M. A. Políticas Públicas - Coleção Folha Explica, São Paulo: Publifolha, 2010.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, P. B. Metodologia de Pesquisa. Tradução: Fátima Conceição Murad. 5. ed. São Paulo: McGraw- Hill, 2013.

SANTOS, A. P.; CERQUEIRA, E. A. Ensino superior: trajetória histórica e políticas recentes. In Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul. XI. Florianópolis. Anais...Florianópolis, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/35836. Acesso em: 1 jul. 2021.

SANTOS, D.B.R. Para além das cotas: a permanência de estudantes negros no ensino superior como política de ação afirmativa. 2009. 214 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009. Disponível em: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11778. Acesso em: 19 dez. 2021.

SANTOS, J. A evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia pós-ENEM-SISU. 2017. 474 f. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) -Universidade do Minho - Braga, Portugal, 2017. Disponível em:

http://hdl.handle.net/1822/54320. Acesso em: 10 mar. 2021.

SANTOS, M. L. A. S. Itinerários universitários: a permanência de mães trabalhadoras nos Bacharelados Interdisciplinares da Universidade Federal da Bahia. 2014. 131 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) - Universidade federal da Bahia, Salvador, 2014. Disponível em:

http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15827. Acesso em 15 abr. 2021.

SECCHI, L. Análise de políticas públicas: diagnóstico de problemas, recomendação de soluções. São Paulo: Cengage Learning, 2016.

SECCHI, L.; COELHO, F., PIRES, V. Políticas públicas: conceitos práticos, questões de concursos. 3. ed. São Paulo: Cengage, 2019.

SOARES, M. S. A Educação Superior no Brasil. CAPES: Porto Alegre, 2002.

SOUSA, L. P.; GUEDES, D. R. A desigual divisão sexual do trabalho: um olhar sobre a última década. Estud. av. , São Paulo, v. 30, n. 87, pág. 123-139, ago. 2016. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142016000200123&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 26 de mar. 2021.

SOUZA, C. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, n. 16, jul/dez .2006. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-45222006000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 6 abr. 2021.

TINÔCO, D. S.; SOUZA, L. M.; OLIVEIRA, A. B. Avaliação de políticas públicas: modelos tradicional e pluralista. Revista de Políticas Públicas, v. 15, n. 2, p. 305-313, 2011.

URPIA, A. M. O. Tornar-se mãe no contexto acadêmico: narrativas de um self participante. Salvador, 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009. Disponível em:

http://pospsi.ufba.br/sites/pospsi.ufba.br/files/ana_maria_urpia.pdf. Acesso em: 2 abr. 2021.

VASCONCELOS, N. B. Programa Nacional de Assistência Estudantil: uma análise da evolução da Assistência estudantil ao longo da história da Educação Superior no Brasil. Revista da Católica, Uberlândia, v. 17, n. 2, jul/dez. 2010. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/11361. Acesso em: 10 mar. 2021.

ZAGO, N. Do acesso à permanência no ensino superior: percurso de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação. v. 11, n. 32, maio/ago. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782006000200003&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 11 mar. 2021.

Downloads

Publicado

2025-01-31

Como Citar

Lopes , L. R. da S., Sales, L. B., Oliveira, A. M. de, Carioca, J. M. G., & Macedo, Álvaro F. P. de. (2025). AUXÍLIO CRECHE E A PERMANÊNCIA MATERIAL E SIMBÓLICA DE ALUNAS BENEFICIÁRIAS. Revista De Estudos Interdisciplinares , 7(1), 01–25. https://doi.org/10.56579/rei.v7i1.1203

Artigos Semelhantes

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.