A EDUCAÇÃO COMO DISPOSITIVO DE CONTROLE BIOPOLÍTICO
DISCURSOS SOBRE GÊNERO E EDUCAÇÃO SEXUAL
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https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1095Palavras-chave:
Direitos Humanos, Direito à educação, Gênero e SexualidadeResumo
O presente trabalho tem como tema a análise da educação como mecanismo de controle biopolítico dos corpos e do saber, a partir dos discursos acerca da educação sexual e reprodutiva. Observar os impactos e desdobramentos na educação brasileira no que tange às temáticas referidas durante os anos e como a sua (não) abordagem nas escolas reitera e não desconstrói padrões, estereótipos e violências de gênero. Cabe uma análise aprofundada de que tipo de educação se está produzindo, com quais vieses e a partir de quais perspectivas, tendo em vista a inevitável influencia patriarcal na sociedade. O tema reflete a necessidade de compreender o papel da educação na construção do indivíduo e como essa educação pode ser utilizada como mecanismo de controle, que tem o poder de reforçar ou romper com padrões socialmente impostos quanto às temáticas de gênero e educação sexual na adolescência. A metodologia do trabalho consistiu em pesquisas bibliográficas realizadas através de abordagens hipotético-dedutivas.
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