INFLUÊNCIAS DA AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Visualizações: 391

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i7.1000

Palavras-chave:

Educação, Crescimento, Ensino Fundamental, Desenvolvimento motor

Resumo

O desenvolvimento motor, um processo contínuo de aquisição de habilidades, é considerado crucial desde os primeiros meses de vida. A pesquisa aborda a influência do ambiente escolar nesse desenvolvimento, destacando que as experiências físicas na infância moldam o desenvolvimento global do indivíduo. No entanto, nota-se uma crescente substituição de práticas ativas por atividades passivas, potencialmente impactando negativamente o desenvolvimento motor infantil. Nesse sentido, a pesquisa ressalta a necessidade de um currículo estruturado para a Educação Física na educação infantil, enfatizando o papel crucial da escola, especialmente da sala de aula. A metodologia empregada é de revisão integrativa de literatura. Os resultados destacam uma tendência consistente de desempenho motor abaixo da média, influenciado por idade e sexo. A ausência de correlações significativas entre diferentes testes indica a necessidade de uma abordagem mais abrangente na avaliação do desenvolvimento motor, reforçando a complexidade desse fenômeno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Kippert Motinho, Centro Universitário Vale do Cricaré

Mestrando em Educação Ciência e Tecnologia - UNIVIC- UNIVERSIDADE VALE DO CRICARÉ- Professor graduado em Educação Física pela Faculdade Capixaba de Nova Venécia MULTIVIX (2017) e Pós-Graduado em ¹ Educação Física Adaptada, ¹Educação Física Atividade Física e Qualidade de Vida, ¹ Didática do Ensino Superior, e ¹Psicomotricidade e Movimento. Tem experiência na área de Educação,  Ensino Fundamental e Médio.

Ariany Lucindo, Centro Universitário Vale do Cricaré

Mestranda em Educação Ciência e Tecnologia - UNIVIC- UNIVERSIDADE VALE DO CRICARÉ . Possui graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA pela FACULDADE MULTIVIX NOVA VENÉCIA (2015) graduação em EDUCACAO FISICA BACHAREL pelo Centro Universitário do Espírito Santo UNESC (2018) . Especialização em Educação Física Escolar pela Faculdade Vale do Cricaré, FVC (2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, EJA Ensino Fundamental e Médio do Sistema Prisional da SEDU, Musculação ( treinamento Personalizado), aulas aeróbicas como Spinning e Jump, Treinamento Funcional, Ginástica Rítmica pelo projeto campeões de futuro- SESPORT. 

Vinicius da Silva Freitas, Centro Universitário Vale do Cricaré

Doutorando em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2022 - 2025). Doutorando em Ciências da Reabilitação pelo Centro Universitário Augusto Motta (2021 - 2024). Mestre em Ciências, Tecnologia e Educação (2020). Possui Especialização em Educação Física Adaptada a Inclusão (2021), Psicomotricidade (2021), Educação Física Escolar (2018), Especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva (2018). Graduação em Bacharelado em Fisioterapia (2021), Bacharelado em Educação Física (2021), Pedagogia (2018) e Licenciatura em Educação Física (2017). Atualmente é Professor Pesquisador no Centro Universitário Vale do Cricaré, Fisioterapeuta no Centro Multiprofissional Freitas, Professor de Educação Física da Educação Básica do Município de Presidente Kennedy/ES e Técnico Desportivo de Vôlei do Município de Piúma/ES. Já atuou como coordenador do Projeto de Reabilitação Multiprofissional para Crianças Portadoras de Necessidades Especiais, Gerente de projetos de Atividades Físicas Comunitárias. Tem experiência na área de Educação Física, desde a Área pedagógica a Reabilitação/Treinamentos, na área de Fisioterapia desde processos de prevenção a procedimentos de intervenção, na área de Pedagogia com mediação escolar e acompanhamento de alunos Portadores de Necessidades Especiais. Atualmente desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Politicas Públicas na Educação/Saúde, Formação de Professores, Psicomotricidade, Atividades Físicas Adaptadas, Reabilitação Musculoesquelética Pediátrica e Adulto, Saúde do Trabalhador/Ergonomia.

José Roberto Gonçalves de Abreu, Centro Universitário Vale do Cricaré

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2020), possui Graduação (1996), Especialização(1999) e Mestrado(2009) em Educação Física pela mesma Instituição. É Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Estácio de Sá (2005), Especialista em Treinamento Desportivo - UFES, Especialista em Atenção Primária à Saúde - APS - SESA (2010), Especialista em Fisioterapia Hospitalar - Pneumo-funcional (UNESC - 2009). Autor do livro ?Educação Física e Desenvolvimento Regional?, atualmente é Pró-reitor de Inovação, Extensão e Pesquisa e coordena dos Cursos de: Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, Bacharelado em Fisioterapia do Centro Universitário Vale do Cricaré. Na mesma IES, coordena do Comitê de Ética em Pesquisa e integra o corpo Docente do Programa de Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação da FVC.. Foi Subsecretário Municipal de Saúde e Secretário Municipal de Educação da cidade de São Mateus nos anos 2013 a 2016. Atuou como Fisioterapeuta do Hospital Meridional de São Mateus, Hospital Roberto A. Silvares e integrou a Comissão de Educação do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Espírito Santo - Crefito 15..

Referências

BIRCH, S., LADD, G. The teacher-child relationship and children's early school adjustment. Journal of School Psychology, v. 35, n 1, p. 61-79, 1997. DOI: https://doi.org/10.1016/S0022-4405(96)00029-5

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental – Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1999.

CATENASSI, F. Z.; MARQUES, I.; BASTOS, C. B.; BASSOENIO, L.; RONQUE, R. V. GERAGE, A. M. Relação entre índice de massa corporal e habilidade motora grossa em crianças de quatro a seis anos. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 13, n. 4, p. 227-230, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-86922007000400003

CHIODERA, P.; VOLTA, E.; GOBBI, G.; M. A. MILIOLI, M. A.; MIRANDOLA, P.; BONETTI A.; DELSIGNORE, R.; BERNASCONI, S.; A. ANEDDA, A.; VITALE, M. Specifically designed physical exercise programs improve children’s motor abilities. Scandinavian Journal of Medicine Science Sports. v. 18, p. 179-187, 2008. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1600-0838.2007.00682.x

CLARK, J. E. On the problem of motor skill development. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, v.78, n.5, p.39-44, 2007. DOI: https://doi.org/10.1080/07303084.2007.10598023

CLARK, J. E.; WHITALL, J. What is motor development? The lessons of history. Quest, v. 41, p.183-202, 1989. DOI: https://doi.org/10.1080/00336297.1989.10483969

CLARK, J. E. On becoming skillful: patterns and constraints. Research Quarterly for Exercise and Sport, v. 66, n. 3, p.173, 1995. DOI: https://doi.org/10.1080/02701367.1995.10608831

CLARK, J. E. From the beginning: A developmental perspective on movement and mobility. Quest, v.57, p.37-45, 2005. DOI: https://doi.org/10.1080/00336297.2005.10491841

DARIDO, S. C. Educação Física na escola, questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Kogan, 2003.

FERRAZ, O. L. Educação Física escolar: conhecimento e especificidade – a questão da pré-escola. Revista Paulista de Educação Física, v. 2, n. 1, p.16-22, 1996. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1996.139639

FERRAZ, O. L.; FLORES, K. Z. Educação Física na educação infantil: Influência de um programa na aprendizagem e desenvolvimento de conteúdos conceituais e procedimentais. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo, v.18, n.1, p. 47-60, 2004.

FREIRE. J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 2009.

GALLAHUE, D. L.; DONNELY, F. C. Educação Física Desenvolvimentista para Todas as Crianças. 4ª ed. São Paulo: Phorte, 2008

GALLAHUE, D. L; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte Editora; 2005.

GALLAHUE, D.; OZMUN, J. C.; GOODWAY, J. D. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 7. Ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.

GONZÁLEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não-lugar da EF escolar I. Cadernos de Formação RCBE, p. 9- 24, set. 2009.

GRAF, C.; KOCH, B.; FALKOWSKI, G.; JOUCK, S.; CHRIST, H.; STAUENMAIER, K.; BJARNASON-WEHRENS, B.; TOKARSKI, W.; DORDEL, S.; PREDEL, H. G. Effects of a School-Based Intervention on BMI and Motor Abilities in Childhood. Journal of Sports Science and Medicine, v. 4, p. 291-299, 2005.

GUEDES D. P., GUEDES J. E. Crescimento e desempenho motor em escolares do município de Londrina, Paraná, Brasil. Cadernos de Saúde Publica, v. 9, n. 1, p. 58-70, 1993. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X1993000500007

GUEDES D. P., GUEDES J. E. Características dos programas de educação física escolar. Revista Paulista de Educação Física. São Paulo, v. 11, n. 1, p. 49-62, 1997. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1997.138555

HAYWOOD, K. M. Life span motor development. 2. Ed. Champaign: Human Kinetics, 1993.

HAYWOOD, K. M.; GETCHELL, N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 6. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.

JURAK, G.; KOVAC, M.; STREL, J. Impact of the additional physical education lessons programme on the physical and motor development of 7 to 10-year-old children. Kinesiology, v. 38, n. 2, p. 105-115, 2006.

LIMA, A. G. F.; MOTA, A. T. L. Psicomotricidade na Educação Infantil: um estudo no Centro de Educação Infantil na Cidade de Iguatu-CE. Revista multidisciplinar e de Psicologia, v. 11, n. 38, p. 265-286, 2017. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v11i38.895

MATTOS, M. G.; NEIRA, M. G. Educação Física Infantil: construindo o movimento na escola. São Paulo: Phorte, 6. Ed. 2006.

SILVA, R. C.; BARBANERA, P. O. A influência da educação física no desenvolvimento motor dos alunos na educação infantil. RENEF, v. 5, n. 5, p. 180–191, 2022.

SILVA, S. A.; SILVA, C. M.; VELTEN, M. C. C. Influência de conteúdos sistematizados da educação física na coordenação motora de crianças na primeira infância. Motricidade, v. 17, n. 1, p. 23-33, 2021.

SOLLERHED, A. C., EJLERTSSON, G. Physical benefits of expanded physical education in primary school: findings from a 3-year intervention study in Sweden. Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports. v. 18, n. 1, p. 102-107, 2008. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1600-0838.2007.00636.x

TANI, G. Educação Física na pré-escola e nas quatro primeiras séries do ensino de primeiro grau: uma abordagem de desenvolvimento I. Revista Kinesis, v. 3, n. 1, p. 19-41, 1987.

TANI, G.; BASSO, L.; CORRÊA, U. C. O ensino do esporte para crianças e jovens: considerações sobre uma fase do processo de desenvolvimento motor esquecida. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 26, n. 5, p. 339-350, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1807-55092012000200015

THELEN, E.; FISHER, D. M. Newborn stepping: An Explanation for a "disappearing" reflex. Dev Psychol, v. 18, n. 5, p. 760-75, 1982. DOI: https://doi.org/10.1037/0012-1649.18.5.760

THELEN, E.; FISHER, D.M.; RIDLEY JOHNSON, R. Infant Behavior and Development, v. 7, n. 4, p. 479-494, 1984. DOI: https://doi.org/10.1016/S0163-6383(84)80007-7

TIMMONS, B. W.; NAYLOR, P. J.; PFEIFFER, K. A. Physical activity for preschool children - how much and how? Canadian Journal of Public Health. v. 32, n. 2, p. 122-134, 2007. DOI: https://doi.org/10.1139/H07-112

VALENTINI, N. C. A influência de uma intervenção motora no desempenho motor e na percepção de competência de crianças com atrasos motores. Revista Paulista de Educação Física, v. 16, n. 1, p. 185-187, 2002.

VALENTINI, N. C. An Inclusive Mastery Climate Intervention and the Motor Skill Development of Children with and Without Disabilities. Adapted Physical Activity Quarterly, v. 21, n. 4, p. 330-347, 2004. DOI: https://doi.org/10.1123/apaq.21.4.330

Downloads

Publicado

2024-01-03

Como Citar

Motinho, J. K., Lucindo, A., Freitas, V. da S., & Abreu, J. R. G. de. (2024). INFLUÊNCIAS DA AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(7), 285–300. https://doi.org/10.56579/rei.v5i7.1000

Artigos Semelhantes

<< < 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.