O LIVRO DIDÁTICO COMO FONTE E OBJETO DE PESQUISA HISTÓRICA
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https://doi.org/10.56579/rihga.v2i1.803Palavras-chave:
Livro Didático, Fonte e Objeto, Pesquisa HistóricaResumo
Este artigo contextualiza o Livro Didático como um artefato cultural que vem fazendo parte da pesquisa científica educacional, como fonte e objeto, a partir dos conceitos da Nova História Cultural francesa. Trata-se de um artefato visto antes como um objeto banal do cotidiano, sem interesse ou questões que instigassem os historiadores. Porém, com o surgimento da Nova História Cultural francesa, uma nova forma de ver a história, dando-se ênfase às questões simples do cotidiano do indivíduo comum, despertou o interesse dos pesquisadores e historiadores pelas questões simples atinentes à educação. Assim, esse material que fazia parte do contexto escolar começa a ser utilizado como objeto de estudo. O Livro Didático é um material cultural que há gerações vem fazendo parte do cotidiano dos indivíduos e respondendo indagações sobre várias questões educacionais. Para melhor entendermos o Livro Didático como fonte e objeto de pesquisa, problematizamos, por meio de bibliografias de autores que destacam a temática em suas pesquisas, o por que um material cultural escolar comum despertou o interesse dos pesquisadores.
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