OS CAMINHOS DE FERRO NO MUNICÍPIO DE ALEGRETE
Visualizações: 142DOI:
https://doi.org/10.56579/rihga.v1i1.791Palavras-chave:
Ferrovias, Transformação social, Fronteiras meridionais, AlegreteResumo
No contexto do século XIX, o cenário dos meios de transporte brasileiro começava a mudar devido à expansão do Capitalismo Industrial na Europa, impulsionando a construção de ferrovias para acelerar a circulação de matéria-prima e produtos industrializados. Enquanto o Império Brasileiro iniciava a construção de suas primeiras ferrovias, Argentina e Uruguai já estavam à frente, o que ameaçava as fronteiras meridionais do Brasil devido à proximidade das ferrovias vizinhas. Com o objetivo de proteger essas fronteiras, surgiu um plano estratégico para estabelecer uma rede ferroviária conectando o litoral à capital e às fronteiras. Este artigo busca compreender os processos que levaram à construção das ferrovias no Rio Grande do Sul, focando no município de Alegrete, e avaliar os impactos dessa inserção. A pesquisa, conduzida como Trabalho de Conclusão de Curso, visa investigar a história da Viação Férrea em Alegrete, examinando suas implicações sociais, econômicas e culturais. O estudo adota uma abordagem qualitativa e utiliza fontes históricas para analisar a introdução da ferrovia na região. O artigo está organizado em três partes, abordando os processos das ferrovias no Brasil, a situação na Região Platina e a implantação das estradas de ferro no Rio Grande do Sul, com foco na influência em Alegrete.
Referências
ARAÚJO FILHO, Luiz. O Município de Alegrete. Alegrete: O Coqueiro, 1908.
ASSIS MARTINS, Ignacio de. Estradas. São Paulo: Editora – Proprietária Companhia Melhoramentos de São Paulo, 1922.
CEPAL. A FRONTEIRA. Quaraí, 16 de agosto de 1901 Ano VII; Nº. 644.
CEPAL. A FRONTEIRA. Quaraí, 6 de abril de 1904. Ano IX; Nº. 801.
CUNHA, Ernesto Antonio Cassance. O Rio Grande do Sul: Contribuição para o estudo de suas condições econômicas. Rio de janeiro: Imprensa Nacional, 1908.
FAUSTO, Boris. História Concisa do Brasil. 2.ed. São Paulo: Edusp, 2000.
GOLIN, Nelson Boeira Tau. República Velha (1889-1930). In: HEINSFELD, A; SOUZA, S.V. 3. Passo Fundo: Livraria e Editora Méritos Ltda, 2007.
NUNES, Ivanil. Integração Ferroviária Sul - Americana: Por Que Não Anda Este Trem?. In. 1º CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE HISTÓRIA ECONÔMICA E. 4 JORNADAS URUGUAIAS DE HISTÓRIA ECONÔMICA. n. 4, 2007.
Montevidéu. China e India, Nuevas Oportunidades y Desafíos para América Latina y el Caribe: São Paulo: USP, 2007, p. 97-124. Disponível em: http://www.usp.br/prolam/downloads/2007_2_5.pdf. Acesso: 26 de nov. de 2009.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História do Rio Grande do Sul. 3.ed. Porto Alegre: Mercado Aberto. 1984.
SOUZA DIAS, José Roberto de. Caminhos de Ferro do Rio Grande do Sul: uma contribuição ao estudo da formação histórica do sistema de transporte ferroviário no Brasil meridional. São Paulo: Editora Rios, 1986.