O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA E A FORMAÇÃO DOCENTE
A VISÃO DISCENTE NO PROCESSO FORMATIVO
Visualizações: 161DOI:
https://doi.org/10.56579/rihga.v2i1.784Palavras-chave:
Geografia, Formação docente, Estágio Supervisionado, Visões discentes, Relatos de experiênciasResumo
A relação universidade e escola sempre esteve pautada em contatos mediante atividades que as aproximassem sendo o estágio supervisionado o melhor elemento representativo de tal proximidade. Mediante este entendimento, é possível pontuarmos que observar as realidades vivenciadas por licenciandos cursantes de disciplinas voltadas à formação de professores é um caminho possível para um diálogo construtivo sobre a formação docente deles. Tal contexto pode ser evidenciado quando acompanhamos os relatos de experiência das ações oriundas dos estágios supervisionados cumpridos em escolas públicas e privadas das redes de ensino do Brasil, onde observamos que há posições, situações e contextos que necessitam de uma atenção dos docentes, que poderão se apropriar de tais informes para qualificar ainda mais o debate relacionado ao estágio supervisionado. Indicamos que, de acordo com o conteúdo trazido, é possível estabelecer uma frente analítica extremamente positiva e que contribui significativamente para entender e construir um estágio supervisionado qualificado, sendo este um primeiro passo dialógico.
Referências
CACETE, Núria Hanglei. Formação de professor de Geografia: sobre práticas de ensino e estágio supervisionado. Revista da Casa de Geografia de Sobral, v. 17, n. 2, p. 3 – 11, 2015.
COUTO, Marcos Antônio Campos, ANTUNES, Charlles da França A formação do professor e a relação escola básica-universidade: Um projeto de educação. Terra Livre, n. 14, p. 29 – 40, 1999.
GUIMARÃES, Thiago Santos; MASSENA, Elisa Prestes Cenário integrador: Uma experiência colaborativa no estágio supervisionado na interface universidade-escola. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 14, n. 30, p. 123–135, 2022.
IBGE – CIDADES. Presidente Prudente/SP. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/presidente-prudente/panorama Acesso em 13.mai.2023
JUNIOR, Aloysio Martins de Araújo. Profissionalização docente: A função dos estágios obrigatórios na formação de professores de Geografia. Geosaberes, v. 2, n. 3, p. 105 – 120, 2011.
LUDKE, Menga, CRUZ, Giseli Barreto. Aproximando universidade e escola de educação básica pela pesquisa. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, p. 81-109, 2005.
MALYSZ, Sandra. Estágio em parceria universidade-educação básica. In: PASSINI, Elsa Yasuko et. al. (org.). Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007, p. 16 – 25
PAULA, Cristiane Cardoso, PADOIN, Stela Maris de Mello, TERRA, Marlene Gomes, SOUZA, Ivis Emília de Oliveira, CABRAL, Ivone Evangelista Modos de condução da entrevista em pesquisa fenomenológica: Relato de experiência. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 67, n. 3, p. 468 – 472, 2014.
SILVA, Rogério Bezerra, GALLO, Fabrício, CASARIN, Ricardo Aparecido. A importância da observação participante na pesquisa do cotidiano escolar. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 25., 2002, Caxambu/MG, Anais..., Caxambu/MG: 2002, p. 1 – 7.