O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA E A FORMAÇÃO DOCENTE

A VISÃO DISCENTE NO PROCESSO FORMATIVO

Visualizações: 161

Autores

  • Felipe Cesar Augusto Silgueiro dos Santos FCT/UNESP - Câmpus Presidente Prudente/SP

DOI:

https://doi.org/10.56579/rihga.v2i1.784

Palavras-chave:

Geografia, Formação docente, Estágio Supervisionado, Visões discentes, Relatos de experiências

Resumo

A relação universidade e escola sempre esteve pautada em contatos mediante atividades que as aproximassem sendo o estágio supervisionado o melhor elemento representativo de tal proximidade. Mediante este entendimento, é possível pontuarmos que observar as realidades vivenciadas por licenciandos cursantes de disciplinas voltadas à formação de professores é um caminho possível para um diálogo construtivo sobre a formação docente deles. Tal contexto pode ser evidenciado quando acompanhamos os relatos de experiência das ações oriundas dos estágios supervisionados cumpridos em escolas públicas e privadas das redes de ensino do Brasil, onde observamos que há posições, situações e contextos que necessitam de uma atenção dos docentes, que poderão se apropriar de tais informes para qualificar ainda mais o debate relacionado ao estágio supervisionado. Indicamos que, de acordo com o conteúdo trazido, é possível estabelecer uma frente analítica extremamente positiva e que contribui significativamente para entender e construir um estágio supervisionado qualificado, sendo este um primeiro passo dialógico.

Biografia do Autor

Felipe Cesar Augusto Silgueiro dos Santos, FCT/UNESP - Câmpus Presidente Prudente/SP

Doutorando pelo Programa de Pós - Graduação em Geografia pela Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (PPGG - FCT/UNESP), câmpus de Presidente Prudente - SP Licenciado (2015), Bacharel (2016) e Mestre (2019) pela mesma instituição. Tem atuado como docente substituto na mesma instituição de ensino superior em disciplinas voltadas à formação de professores, no âmbito da realização de atividades vinculadas a disciplina de Estágio Supervisionado. Membro do grupo de pesquisa Grupo de Produção do Espaço e de Redefinições Regionais (GAsPERR), do grupo Centro de Estudos e de Mapeamento da Exclusão Social para Políticas Públicas (CEMESPP) e possui vínculo com a Rede de Pesquisadores em Cidades Médias (RECiME) Tem desempenhado práticas educacionais voltadas ao Ensino de Geografia, como palestras, minicursos e apresentações acadêmicas. Interesse em: Geografia, Geografia Urbana e Ensino de Geografia. Possui orientação do Prof. Dr. Márcio José Veríssimo Catelan. 

Referências

CACETE, Núria Hanglei. Formação de professor de Geografia: sobre práticas de ensino e estágio supervisionado. Revista da Casa de Geografia de Sobral, v. 17, n. 2, p. 3 – 11, 2015.

COUTO, Marcos Antônio Campos, ANTUNES, Charlles da França A formação do professor e a relação escola básica-universidade: Um projeto de educação. Terra Livre, n. 14, p. 29 – 40, 1999.

GUIMARÃES, Thiago Santos; MASSENA, Elisa Prestes Cenário integrador: Uma experiência colaborativa no estágio supervisionado na interface universidade-escola. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 14, n. 30, p. 123–135, 2022.

IBGE – CIDADES. Presidente Prudente/SP. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/presidente-prudente/panorama Acesso em 13.mai.2023

JUNIOR, Aloysio Martins de Araújo. Profissionalização docente: A função dos estágios obrigatórios na formação de professores de Geografia. Geosaberes, v. 2, n. 3, p. 105 – 120, 2011.

LUDKE, Menga, CRUZ, Giseli Barreto. Aproximando universidade e escola de educação básica pela pesquisa. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, p. 81-109, 2005.

MALYSZ, Sandra. Estágio em parceria universidade-educação básica. In: PASSINI, Elsa Yasuko et. al. (org.). Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007, p. 16 – 25

PAULA, Cristiane Cardoso, PADOIN, Stela Maris de Mello, TERRA, Marlene Gomes, SOUZA, Ivis Emília de Oliveira, CABRAL, Ivone Evangelista Modos de condução da entrevista em pesquisa fenomenológica: Relato de experiência. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 67, n. 3, p. 468 – 472, 2014.

SILVA, Rogério Bezerra, GALLO, Fabrício, CASARIN, Ricardo Aparecido. A importância da observação participante na pesquisa do cotidiano escolar. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 25., 2002, Caxambu/MG, Anais..., Caxambu/MG: 2002, p. 1 – 7.

Downloads

Publicado

2023-10-26

Como Citar

Silgueiro dos Santos, F. C. A. (2023). O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA E A FORMAÇÃO DOCENTE: A VISÃO DISCENTE NO PROCESSO FORMATIVO. REVISTA CAMINHOS DO PAMPA: REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE ALEGRETE, 2(1), 52–64. https://doi.org/10.56579/rihga.v2i1.784