Sobre a Revista

SOBRE A REVISTA

O Instituto Histórico e Geográfico de Alegrete/RS – IHGA – fundado em 22 de fevereiro de 2010 é uma entidade sem fins lucrativos. É composto por professores, funcionários públicos e privados, que também são historiadores, geógrafos, pesquisadores, genealogistas, arquivistas, cientistas sociais, economistas e linguistas. Essa caraterística difere-se dos Institutos Históricos e Geográficos tradicionais, pela pluralidade das formações de seus membros e das concepções teóricas e metodológicas, expressas nas reflexões e produções do IHGA.

A Revista “Caminhos do Pampa”, Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Alegrete/RS, tem como objetivo, divulgar a produção do conhecimento produzido sobre o município de Alegrete/RS, região e do continente sul-americano. Proporcionar os diálogos transfronteiriços, lançando luzes não somente sobre escalas locais e regionais, mas aproximando as realidades históricas e sociais do continente e seus problemas contemporâneos e os caminhos ´possíveis para superá-los. Essa produção do conhecimento na grande área das Ciências Humanas, vem evidenciando-se desde meados do séc. XXI, em quantidade e qualidade, referente ao município de Alegrete/RS, a região, o Estado do Rio Grande do Sul e os países do Mercosul. A Revista, “Caminhos do Pampa” busca assim, democratizar o acesso a esse conhecimento produzido, transpondo fronteiras e aproximando povos. 

FOCO E ESCOPO: A Revista “Caminhos do Pampa” tem o seu foco na história, estando também aberta para submissões de trabalhos nas demais áreas das Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes. Essa perspectiva inter e transdisciplinar se impõem diante da complexidade do conhecimento que não se esgota numa área, possibilitando diversas perspectivas sobre um mesmo objeto. 

SEÇÕES:

EDIÇÃO LIVRE:

O seu fluxo é contínuo, estando aberta para submissão de trabalhos inéditos: artigos, entrevistas, resenhas e relatos de experiência. Podem submeter trabalhos, para esta seção, alunos e/ou professores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa nacionais ou internacionais, bem como profissionais autônomos.

EDIÇÃO TEMÁTICA| DOSSIÊ:

A edição temática é organizada por um ou mais pesquisadores especialistas no tema da chamada. Para essa seção, são aceitos artigos inéditos, pertinentes à temática proposta, a qual é divulgada na página da Revista e nas Redes Sociais, constando os nomes dos organizadores, o tema, a sinopse do número e o prazo para submissão dos originais. Podem submeter trabalhos, para esta seção, alunos e/ou professores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa nacionais ou internacionais, bem como profissionais autônomos.

EDIÇÃO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE ALEGRETE:

Consiste na publicação de artigos, resenhas e entrevistas relacionadas ao Instituto Histórico e Geográfico de Alegrete. O objetivo dessa edição é divulgar os trabalhos direcionados ao município e à região. A publicação desta edição poderá ocorrer de modo contínuo através de seção especial nas demais edições.