O LIVRO DIDÁTICO COMO FONTE E OBJETO DE PESQUISA HISTÓRICA

Visualizações: 506

Autores

  • Luci Mara Gavazzoni Marqueti Gavazzoni Marqueti UFGD

DOI:

https://doi.org/10.56579/rihga.v2i1.803

Palavras-chave:

Livro Didático, Fonte e Objeto, Pesquisa Histórica

Resumo

Este artigo contextualiza o Livro Didático como um artefato cultural que vem fazendo parte da pesquisa científica educacional, como fonte e objeto, a partir dos conceitos da Nova História Cultural francesa. Trata-se de um artefato visto antes como um objeto banal do cotidiano, sem interesse ou questões que instigassem os historiadores. Porém, com o surgimento da Nova História Cultural francesa, uma nova forma de ver a história, dando-se ênfase às questões simples do cotidiano do indivíduo comum, despertou o interesse dos pesquisadores e historiadores pelas questões simples atinentes à educação. Assim, esse material que fazia parte do contexto escolar começa a ser utilizado como objeto de estudo. O Livro Didático é um material cultural que há gerações vem fazendo parte do cotidiano dos indivíduos e respondendo indagações sobre várias questões educacionais. Para melhor entendermos o Livro Didático como fonte e objeto de pesquisa, problematizamos, por meio de bibliografias de autores que destacam a temática em suas pesquisas, o por que um material cultural escolar comum despertou o interesse dos pesquisadores.

Referências

BERTOLETTI, Estela Natalina Mantovani; SILVA, Márcia Cabral da. Cultura escrita na escola primária: a circulação de livros didáticos para ensino de leitura (1928-1961). Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, v. 16, n. 1[40], p. 373 – 403, jan./mar. 2016. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40777. Acesso em: 17 ago. 2023.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livro didático e conhecimento histórico: Uma história do saber escolar. 1993. Tese (Doutorado em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. O Saber Histórico na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 2012.

CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL, 1990.

CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set./dez. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/GNrkGpgQnmdcxwKQ4VDTgNQ/. Acesso em: 17 ago. 2023.

CHOPPIN, Alain. Los manuales escolares de ayer a hoy: elejemplo de Francia. História de la Educación, Salamanca, n. 19, p. 13-37, 2000. Disponível em: https://revistas.usal.es/tres/index.php/0212-0267/issue/view/hedu202140. Acesso em: 17 ago. 2023.

GATTI, Décio Junior. Livros didáticos, saberes disciplinares e cultura escolar: primeiras aproximações. Revista História da Educação, [S.l.], v. 1, n. 2, jul./dez. 1997. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30663. Acesso em: 17 ago. 2023.

http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe6/anais_vi_cbhe/conteudo/res/trab_1209.htm.

MOREIRA, Kênia Hilda. Livros didáticos como fonte de pesquisa: um mapeamento da produção acadêmica em História da Educação. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 2, n. 4, p. 129-142, fev. 2012. Disponível em: http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/1562. Acesso em: 17 ago. 2023.

MOREIRA, Kênia Hilda. Livros didáticos como fontes para a história da educação: um mapeamento da produção acadêmica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 4., 2011, Vitória. Anais [...]. Vitória: UFES, 2011. Disponível em: 17 ago. 2023.

MUNAKATA, Kazumi. Livro didático como indício da cultura escolar. História da Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 50, p. 119-138, set./dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/heduc/a/cwYpSWdmx. Acesso em: 17 ago. 2023.

MUNAKATA, Kazumi. O livro didático: alguns temas. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, v. 12, n. 3[30], p. 179-197, set./dez. 2012. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38817. Acesso em: 17 ago. 2023.

Downloads

Publicado

2023-10-26

Como Citar

Gavazzoni Marqueti, L. M. G. M. (2023). O LIVRO DIDÁTICO COMO FONTE E OBJETO DE PESQUISA HISTÓRICA. REVISTA CAMINHOS DO PAMPA: REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE ALEGRETE, 2(1), 65–74. https://doi.org/10.56579/rihga.v2i1.803