PNLD E AS ESCOLHA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA
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https://doi.org/10.56579/rihga.v2i1.759Palavras-chave:
Educação, Ensino de história, Gênero feminino, Livro didáticoResumo
Este artigo apresenta parte das discussões contidas na dissertação: “Livros Didáticos de História e o Gênero Feminino: encontrando protagonismos em uma história não contada”. A mencionada pesquisa, trata das representações do gênero feminino, presentes nos livros didáticos de história. A gênese da pesquisa, está alocada na participação do pesquisador em um projeto sobre representações do gênero nos livros didáticos, e ampliou-se no decorrer de seus estudos. Este artigo versa sobre o Programa Nacional dos Livros Didáticos (PNLD) e seus desdobramentos, analisando a importância dos livros didáticos e sua contribuição na reprodução de um contexto de exclusão social no sistema vigente. Destaca-se na presente reflexão a possibilidade a atuação dos movimentos sociais, principalmente os feministas, na luta pela valorização e a inclusão da história das mulheres nos livros didáticos.
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