PNLD E AS ESCOLHA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA
Visualizações: 181DOI:
https://doi.org/10.56579/rihga.v2i1.759Palavras-chave:
Educação, Ensino de história, Gênero feminino, Livro didáticoResumo
Este artigo apresenta parte das discussões contidas na dissertação: “Livros Didáticos de História e o Gênero Feminino: encontrando protagonismos em uma história não contada”. A mencionada pesquisa, trata das representações do gênero feminino, presentes nos livros didáticos de história. A gênese da pesquisa, está alocada na participação do pesquisador em um projeto sobre representações do gênero nos livros didáticos, e ampliou-se no decorrer de seus estudos. Este artigo versa sobre o Programa Nacional dos Livros Didáticos (PNLD) e seus desdobramentos, analisando a importância dos livros didáticos e sua contribuição na reprodução de um contexto de exclusão social no sistema vigente. Destaca-se na presente reflexão a possibilidade a atuação dos movimentos sociais, principalmente os feministas, na luta pela valorização e a inclusão da história das mulheres nos livros didáticos.
Referências
BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
BRITTO, Tatiana Feitosa de. O livro didático, o mercado editorial e os sistemas de ensino apostilados. Centro de Estudos da Consultoria do Senado, 2011. http://www.abrale.com.br/wp-content/uploads/Livro-did%C3%A1tico-o-mercado editorial -e-os-sistemas-apostilados.pdf. Acesso em: 24 de mar. 2021.
FELIZARDO, Sara Menezes. As mulheres na história dos livros didáticos de história de ensino fundamental II das escolas municipais de Cruz das Almas /BA. Bahia: UNEB, 2018.
LE GOFF, Jacques. A história nova. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
MARQUES, Mara Rúbia A. Imagens Femininas e Masculinas no Livro Didático: subsídios para um debate teórico-metodológico. Olhares feministas. Brasília: Coleção educação para todos, 2006.
RAMBALDI, Amália Kelly; PROBST, Melissa. As mulheres representadas nos livros didáticos: história do Brasil. Interfaces Científica – Educação – Aracaju – V.5 – p.123-134 – jun. 2017.
REZENDE, Suellen Peixoto de. Mulheres nos livros didáticos de história: Mudanças e permanências do discurso androcêntrico em salas de aulas goianas entre 2008-2013. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, Faculdade de História (FH), Programa de Pós-Graduação em História, 2018.
SILVA, Jessicka Dayane Ferreira da. A narrativa da história escolar e a produção de sentidos: discursos sobre mulheres em livros didáticos. Rio de Janeiro: PUC, 2017.