TRANSPARÊNCIA EM MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS
ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES NO FACEBOOK SOBRE O PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO IFRO
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Transparência, Mídias Sociais Digitais, Processos Seletivos, Instituto Federal de Rondônia, FacebookResumo
Este trabalho apresenta uma Análise de Redes Sociais (ARS) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) sobre os Processos Seletivos do Curso de Especialização Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica, ofertado desde 2020. O estudo percorre a trajetória histórica das Instituições da Rede Federal de Ensino Profissional e Tecnológico e busca justificar o engajamento nas publicações dos Processos Seletivos no Facebook. Como resultado, observou-se que, no primeiro ano de oferta do curso, em 2020, houve 544 inscritos; em 2022, 741 inscritos; e em 2024, um total de 1.239 inscritos, abrangendo todos os polos de oferta do curso: Ariquemes, Buritis, Chupinguaia, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Nova Mamoré e Porto Velho. No quesito transparência, verifica-se o cumprimento do disposto no artigo 37 da Constituição Federal, que trata da publicidade da administração pública, embora haja necessidade de maior transparência nas demais etapas do processo seletivo, considerando que são realizadas várias chamadas para preencher as vagas. Em relação ao engajamento no Facebook, houve um aumento no número de curtidas, comentários e compartilhamentos nos anos de 2020 e 2022.
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