CIDADANIA E PROTOFASCISMO: REEMERGÊNCIA DO CONSERVADORISMO INTERPRETADA À LUZ DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
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Cidadania; Conservadorismo; Educação em Direitos Humanos; Protofascismo.Resumo
O artigo versa sobre o tema da Educação em Direitos Humanos e sobre as temáticas da Cidadania e da ascensão do Protofascismo na sociedade brasileira contemporânea. O objetivo geral consiste em apresentar uma leitura crítica da reemergência do conservadorismo interpretada à luz da Educação em Direitos Humanos. São trazidos apontamentos fundamentais a respeito de três grandes eixos que refletem essa guinada subjetiva, quais sejam, as Fake News, a Pós-verdade e a viragem conservadora no espaço da escola pública por intermédio da criação do Escola Sem Partido. As perguntas de pesquisa são: como a Educação em Direitos Humanos interpreta a reemergência do conservadorismo em solo brasileiro e como esta guinada subjetiva se manifesta? A metodologia empregada consiste, no que diz respeito ao gênero, em pesquisa bibliográfica. A abordagem metodológica adotada é qualitativa e há uma dupla aproximação com uma ontoepistemologia de cariz hermenêutico e com o método materialista histórico dialético. A pesquisa revela que as Fake News, a Pós-verdade e a criação do Escola Sem Partido são manifestações de uma reemergência do conservadorismo e que representam uma caminhada, a passos largos, rumo a um regime protofascista. Uma Educação em Direitos Humanos calcada duplamente na compreensão profunda (desleitura) dos fenomenos e numa práxis radical transformadora da realidade objetiva pode colaborar na reversão do quadro que se afigura em Terra Brasilis.