CIDADANIA E PROTOFASCISMO: REEMERGÊNCIA DO CONSERVADORISMO INTERPRETADA À LUZ DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

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Autores

  • Vanessa dos Santos Moura

Palavras-chave:

Cidadania; Conservadorismo; Educação em Direitos Humanos; Protofascismo.

Resumo

O artigo versa sobre o tema da Educação em Direitos Humanos e sobre as temáticas da Cidadania e da ascensão do Protofascismo na sociedade brasileira contemporânea. O objetivo geral consiste em apresentar uma leitura crítica da reemergência do conservadorismo interpretada à luz da Educação em Direitos Humanos. São trazidos apontamentos fundamentais a respeito de três grandes eixos que refletem essa guinada subjetiva, quais sejam, as Fake News, a Pós-verdade e a viragem conservadora no espaço da escola pública por intermédio da criação do Escola Sem Partido. As perguntas de pesquisa são: como a Educação em Direitos Humanos interpreta a reemergência do conservadorismo em solo brasileiro e como esta guinada subjetiva se manifesta? A metodologia empregada consiste, no que diz respeito ao gênero, em pesquisa bibliográfica. A abordagem metodológica adotada é qualitativa e há uma dupla aproximação com uma ontoepistemologia de cariz hermenêutico e com o método materialista histórico dialético. A pesquisa revela que as Fake News, a Pós-verdade e a criação do Escola Sem Partido são manifestações de uma reemergência do conservadorismo e que representam uma caminhada, a passos largos, rumo a um regime protofascista. Uma Educação em Direitos Humanos calcada duplamente na compreensão profunda (desleitura) dos fenomenos e numa práxis radical transformadora da realidade objetiva pode colaborar na reversão do quadro que se afigura em Terra Brasilis.

Biografia do Autor

Vanessa dos Santos Moura

Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG, campus Carreiros. Pesquisa sobre Ética. 

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Publicado

2022-03-12

Como Citar

dos Santos Moura, V. (2022). CIDADANIA E PROTOFASCISMO: REEMERGÊNCIA DO CONSERVADORISMO INTERPRETADA À LUZ DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. ANAIS DO SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E INTERSECCIONALIDADES, 1(1), 267–280. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodepoliticaspublica/article/view/313

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