AS EXPERIÊNCIAS DE ENSINO AGRÍCOLA NO ESPÍRITO SANTO (1910-1940)

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Autores

  • Marcelo Monteiro dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rosianny Campos Berto Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Espírito Santo, Ensino Agrícola, História, Educação

Resumo

Este artigo analisa experiências de ensino agrícola no Espírito Santo entre 1910 e 1940, com o objetivo de investigar como o debate sobre a qualificação da mão de obra no campo passou pela implementação de instituições de ensino voltadas para essa finalidade. Para isso, toma como fontes relatórios de governos, relatório de inspeção, impressos oficiais e pedagógicos, analisados de forma indiciária (GINZBURG, 1989), considerando o entrecruzamento desses documentos. Nesse percurso, apresentamos as discussões que levaram à criação da Fazenda Modelo Sapucaia (1910); as propostas apresentadas na reforma educacional promovida por Attilio Vivacqua (1928-1930); os artigos sobre a temática na Revista de Educação (1934-1937) e a instalação do Patronato Agrícola de Maruípe (1933). Ao atenderem as necessidades dos tempos em que essas experiências foram empreendidas, podem também, ser consideradas, em alguma medida, no processo que daria lugar, nos anos 1940, à criação da Escola Prática de Agricultura.

Biografia do Autor

Marcelo Monteiro dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em História. Mestrando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Rosianny Campos Berto, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação; professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

2023-07-27

Como Citar

Santos, M. M. dos, & Berto, R. C. (2023). AS EXPERIÊNCIAS DE ENSINO AGRÍCOLA NO ESPÍRITO SANTO (1910-1940). ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 93–111. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/917