ENTRELAÇANDO HISTÓRIAS, TECENDO MEMÓRIAS A PARTIR DE OBJETOS DA CULTURA MATERIAL ESCOLAR

Visualizações: 43

Autores

  • Eliane de Sousa Almeida Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Instituições ecolares; História; Cultura material.

Resumo

Este ensaio insere-se na área da História da Educação, especificamente na História das Instituições Escolares, que se constitui em fértil campo de investigações nas últimas décadas. Buscou-se elementos da cultura material escolar de uma instituição de ensino localizada na cidade de Caxias, estado do Maranhão. O Colégio São José é uma escola confessional e filantrópica, que compõe a Congregação das Irmãs Missionárias Capuchinhas no Brasil. Como percurso metodológico adotou-se a pesquisa documental, a partir de registros fotográficos do acervo material da instituição de ensino. O corpus documental da pesquisa está aportado nos pressupostos teórico-metodológico da vertente da História Cultural, que se manifesta plural em seus objetos, fontes e abordagens. A pesquisa evidenciou os usos dos objetos utilizados na escola, conferindo-lhe contornos dos modos de organização e das dinâmicas da escola.

Biografia do Autor

Eliane de Sousa Almeida, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Caxias.

Downloads

Publicado

2023-09-21

Como Citar

Almeida, E. de S. (2023). ENTRELAÇANDO HISTÓRIAS, TECENDO MEMÓRIAS A PARTIR DE OBJETOS DA CULTURA MATERIAL ESCOLAR. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 93–94. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/893