APLICAÇÃO DA TEORIA DAS CAPACIDADES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

A VISÃO DE NUSSBAUM SOBRE A DIVERSIDADE

Visualizações: 94

Autores

  • Erika Neder dos Santos UFJF

Palavras-chave:

Educação inclusiva; teoria das capacidades; Martha Nussbaum; desenvolvimento humano.

Resumo

O presente estudo visa conectar educação inclusiva com os ensinamentos de Martha Nussbaum (2020). A Educação Inclusiva é um modelo educacional que busca garantir o acesso, a participação e o aprendizado de todos os estudantes, independentemente de suas diferenças. A Teoria das Capacidades de Nussbaum, por sua vez, defende que a educação deve desenvolver as capacidades das pessoas para que elas possam ter uma vida plena e digna. A filósofa lista dez capacidades centrais que devem ser desenvolvidas em todas as pessoas, independentemente de sua condição social ou cultural, como a capacidade de pensamento crítico, a capacidade de ter relações sociais e a capacidade de ter uma vida saudável. A Educação Inclusiva se conecta com a Teoria das Capacidades ao promover o desenvolvimento integral dos estudantes, garantindo que eles possam desenvolver todas as capacidades que lhes permitam ter uma vida plena e significativa. O estudo utilizou da metodologia bibliográfica com revisão de literatura, além da documental, baseada em jurisprudência e normas brasileiras para demonstrar a importância do oferecimento de educação inclusiva para o desenvolvimento humano, tanto para os alunos com deficiência, quanto para os demais.

 

Biografia do Autor

Erika Neder dos Santos, UFJF

Doutoranda em ciências sociais pela UFJF, mestre em direito, professora, advogada.

Downloads

Publicado

2023-09-20

Como Citar

Santos, E. N. dos. (2023). APLICAÇÃO DA TEORIA DAS CAPACIDADES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A VISÃO DE NUSSBAUM SOBRE A DIVERSIDADE. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 79–80. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/886