METODOLOGIAS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO

RELATO DE EXPERIÊNCIA DE RESIDENTES PEDAGÓGICOS (2021)

Visualizações: 131

Autores

  • Esther Maria Gonçalves Alves Universidade Federal de Uberlândia
  • Isabella Oliveira da Silva Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Ensino de História, Metodologias, Residência Pedagógica

Resumo

O presente trabalho discorre sobre uma vivência das autoras em sala de aula através do programa de Residência Pedagógica (RP), ocorrida no começo de 2021, durante o período pandêmico do COVID-19 em que os alunos da Escola Estadual Segismundo Pereira, em Uberlândia, participavam virtualmente das aulas pela plataforma Google Meet. O atual estudo busca analisar uma sequência pedagógica, promovida pelas licenciandas, que utilizaram algumas metodologias de ensino em prol do conhecimento histórico. Para isso, foram adaptados elementos comuns à metodologia tradicional e foram propostos dois tipos de metodologias ativas (gamificação e WebQuest) para realizar o diagnóstico de qual o melhor caminho para o processo de ensino-aprendizagem a ser aplicado em uma turma do Ensino Fundamental em um contexto tão conturbado da educação pública brasileira. Além da questão metodológica, este relato de experiência busca demonstrar o trabalho das residentes pedagógicas em abordarem eixos temáticos relativos ao papel da história e do historiador e o uso de fontes históricas, temas que foram atrelados à realidade social pandêmica que marcou a vida dos discentes naquele ano.

Biografia do Autor

Esther Maria Gonçalves Alves, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em História: Licenciatura e Bacharelado da Universidade Federal de Uberlândia.

Isabella Oliveira da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em História: Licenciatura e Bacharelado da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2023-09-08

Como Citar

Alves, E. M. G., & Silva, I. O. da. (2023). METODOLOGIAS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE RESIDENTES PEDAGÓGICOS (2021) . ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 04–23. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/844

Artigos Semelhantes

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.