A FORMAÇÃO DO DOCENTE EM HISTÓRIA NO SÉCULO XXI:
A EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA, SUAS PERSPECTIVAS TEÓRICAS E ANÁLISES PRÁTICAS
Visualizações: 59Palavras-chave:
Ensino de História, Ensino Superior, Consciência Histórica, Formação de Professores, Método de EnsinoResumo
Atualmente, a formação do docente de História no Brasil, com exceção de alguns programas, quase não trata sobre a questão da educação transformadora e a pedagogia do século XXI, ficando pautada, ainda, em metodologias da educação típica do século XX, em que tem uma predileção pelo conteúdo em detrimento dos métodos de ensino, em especial, quando se trata do ensino nas disciplinas dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. No ano de 2021, ao ser contratada professora temporária da Unesp/Assis nas disciplinas de metodologias de Ensino de História, foi dedicada ministrar aulas voltadas para essa carência. Dessa forma, este artigo foi fruto do trabalho de conclusão da especialização em Educação Transformadora pela PUCRS e pretende demonstrar e evidenciar a aplicação de como que um dos conceitos atuais na Educação Histórica, a Consciência Histórica de Rüsen (2001; 2007), que está sendo inserida nos programas da disciplina de metodologia de ensino de História, pode ser articulada com as reflexões propostas pela pós-graduação em Educação Transformadora, destacando as análises de alguns dos professores deste curso, Carbonell (2016), Apple (1995; 2006), Hargreaves (2002; 2009) e Lévy (2015), que levam para uma prática na formação de professores de História. Com base em uma metodologia caracterizada como transformadora, por ter o intuito de transformar a realidade, dentro de uma abordagem qualitativa, mas também com base na Micro-História, pela análise pormenorizada e construa uma narrativa para este novo objeto. Portanto, com a prática a ser apresentada neste artigo, estas análises propostas incentivam os futuros profissionais a promoverem uma Educação Transformadora no âmbito da disciplina de História nos ciclos básicos.