GUIA NO GEOGEBRA PARA AUXILIAR O ENSINO DE CURVAS DE NÍVEIS E MITIGAR OS DESAFIOS PEDAGÓGICOS

Visualizações: 0

Autores

  • Elivanio Carneiro do Nascimento Junior Instituto Federal de Minas Gerais
  • Otavio Floriano Paulino Universidade Metodista de São Paulo
  • Josenildo Ferreira Galdino Universidade Estadual da Paraíba

Palavras-chave:

GeoGebra; Guia, Desafios pedagógicos, Ensino, Curvas de Níveis

Resumo

São diversos os desafios defrontados pelos professores, entre eles os agravantes pedagógicos, que levam a complicações no ambiente escolar.  Contudo, a liberdade pedagógica pode propiciar a felicidade e crescimento no trabalho. Assim, está se tornando cada vez mais essencial integrar tecnologias da informação e comunicação (TICs) ao ensino. Esse estudo explora a integração da TIC GeoGebra visando demonstrar como o uso dessa ferramenta pode auxiliar docentes no ensino das curvas de níveis em matemática, e superar os desafios decorrentes das limitações pedagógicas. A pesquisa adotou uma abordagem aplicada, focada na elaboração de um guia com o GeoGebra que pode auxiliar professores no ensino das curvas de nível. O guia incluiu um passo a passo, que abrange desde o download e a instalação do software até sua aplicação em aula. A apresentação desse passo a passo, a recomendação para que os computadores escolares já estejam equipados com o software e a capacitação dos professores para usá-lo têm potencial de transformar o guia em uma metodologia motivadora. Essa metodologia não só pode ajudar a superar os desafios enfrentados pelos docentes, mas também aprimorar o ensino das curvas de nível de maneira dinâmica e interdisciplinar

Biografia do Autor

Elivanio Carneiro do Nascimento Junior , Instituto Federal de Minas Gerais

Especialista em docência profissional pelo Instituto Federal de Minas Gerais. Bacharel em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Graduando em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Orcid: 0009000159112475. E-mail: elivanio.junior@alunos.ufersa.edu.br  

Otavio Floriano Paulino, Universidade Metodista de São Paulo

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizou pós-doutorado em Telecomunicações na (UFRN) e outro na área de Ensino na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialização em matemática pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá, graduado em Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), graduado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Metodista de São Paulo, Atualmente é professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Orcid: 0000000152373392. E-mail: otavio.paulino@ufersa.edu.br  

Josenildo Ferreira Galdino , Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Mestre em Engenharia Elétrica pela UFCG, Graduado em Engenharia Elétrica pela UFCG, Graduado em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atualmente é professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Orcid: 0009000012055007. E-mail: josenildo.galdino@ufersa.edu.br  

Downloads

Publicado

2024-11-24

Como Citar

Junior , E. C. do N., Paulino, O. F., & Galdino , J. F. (2024). GUIA NO GEOGEBRA PARA AUXILIAR O ENSINO DE CURVAS DE NÍVEIS E MITIGAR OS DESAFIOS PEDAGÓGICOS. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 4(1), 01–03. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1696

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.