EXPERIÊNCIA DOCENTE COM O ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO NO CAMPO
Visualizações: 42Palavras-chave:
Experiência Docente, Ensino Remoto, Escola no CampoResumo
Este artigo faz uma abordagem sobre a experiência docente com o ensino remoto na educação no campo, ocasionado pela suspensão das aulas presenciais devido ao agravamento da pandemia no Brasil. O objetivo deste, é apresentar algumas alterações ocorridas no trabalho didático pedagógico no ensino de História nas turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Também expor, percepções e reflexões que emergiram a partir da aproximação com a comunidade escolar mediada pelas tecnologias, contextualizando a dinâmica da sociedade contemporânea em relação ao consumo, às condições de acesso e à utilização na educação básica. Com base em teorias educacionais, a compreensão entre as conexões dos elementos gerais com os particulares envolvidos no trabalho docente, na função cultural e social do conhecimento escolar na vida dos indivíduos, exige debates coletivos de modo contínuo, onde novas ideias e reflexões críticas sirvam de mecanismos para a superação das determinações históricas. Concluí que, ao mesmo tempo em que as tecnologias sinalizam um possível caminho a ser explorado pelas potencialidades apresentadas no trabalho didático pedagógico, os limites identificados, apontam para a necessidade iniciativas e ações coletivas que estimulem os indivíduos uma nova consciência para reivindicarem políticas públicas, de modo que o acesso aos conhecimentos e as produções historicamente produzidas pela humanidade sejam compartilhados nos diferentes contextos.