MOVIMENTOS FEMINISTAS PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DO SABER

REFLEXÕES SOBRE A INSERÇÃO DAS MULHERES NOS ESPAÇOS DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

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Autores

  • Maria Eduarda Batu Abreu Universidade de Cruz Alta
  • Alana Taíse Castro Sartori Universidade de Cruz Alta

Palavras-chave:

Democratização do saber; Movimento Feminista; Mulheres; Produção de Conhecimento.

Resumo

Esta pesquisa aborda a temática da democratização do saber, delimitando-se nas contribuições do movimento feminista para a inserção das mulheres nos espaços de produção de conhecimento. Sabe-se que, historicamente, as mulheres tiveram sua participação afastada do espaço público, o que não apenas representou uma barreira para a conquista de seus direitos, mas também significou o esquecimento de práticas culturais e de conhecimento que foram por elas construídas. Assim, o problema central dessa pesquisa pode ser definido como: quais as contribuições do movimento feminista para a inserção das mulheres nos espaços de produção de conhecimento? O objetivo do estudo é analisar as contribuições do movimento feminista para a inserção das mulheres nos espaços de produção de conhecimento, relancionando-as com um processo de democratização do saber. A metodologia utilizada é analítico-interpretativa, com procedimento bibliográfico em fontes indiretas, principalmente, em obras científicas escritas por mulheres. A resposta alcançada pelo estudo é de que o movimento feminista contribuiu significativamente para a inserção das mulheres no campo da produção do conhecimento, pois, a partir dele, as mulheres iniciaram suas reivindicações acerca de sua participação na vida público. Isso significa que o próprio movimento dá início a um processo de democratização do saber, na medida em que as práticas científicas feministas ocupam os espaços de produção de conhecimento que antes eram exclusivos dos homens. Da mesma forma, há emergência de uma nova racionalidade e uma nova forma de fazer ciência, vinculadas com a ética do cuidado e da diferença, que destoam da racionalidade firmada sob os pilares patriarcais e que possuem forte relação com os sucessivos processos de dominação da história.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Batu Abreu, Universidade de Cruz Alta

Academica do Curso de Direito na Universidade de Cruz Alta.

Alana Taíse Castro Sartori, Universidade de Cruz Alta

Mestre em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, campus de Santo Ângelo. Professora do curso de graduação em Direito da Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ. Advogada

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Publicado

2024-01-05

Como Citar

Abreu, M. E. B., & Sartori, A. T. C. (2024). MOVIMENTOS FEMINISTAS PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DO SABER: REFLEXÕES SOBRE A INSERÇÃO DAS MULHERES NOS ESPAÇOS DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 135–149. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1039

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